Em comunicado interno enviado nesta terça-feira (5) à rede concessionária, a Chevrolet determinou a suspensão das entregas aos clientes compradores do novo Onix Plus devido ao risco de incêndio do modelo, lançado no Brasil em setembro.
A decisão da montadora surge menos de uma semana após a divulgação de fotos e de um vídeo nas redes sociais em que uma unidade do Onix Plus aparece em chamas numa estrada próximo ao município de Mirador, no Maranhão, no último dia 30. No início de setembro, outro Onix Plus foi flagrado pegando fogo no pátio da fábrica da BM em Gravataí (RS), onde o sedã é fabricado.
Confira o comunicado interno da GM:
Conforme o documento da montadora obtido e publicado por duas das principais revistas automotivas do país, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)".
O comunicado informa ainda que, "uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor será disponibilizada à Rede Concessionária, eliminando o risco".
Recall a caminho
O ofício da GM também esclarece que os clientes do Onix Plus, que já receberam o sedã, serão convocados para um recall de atualização do software. No entanto, a data da convocação ainda não foi anunciada. Até lá, a Chevrolet garante que ofecererá gratuitamente carros alugados aos clientes, pelo tempo que for necessário.
Resposta da Chevrolet
Apesar dos dois casos de incêndio desde o início de setembro, somente nesta quarta-feira (6) a Chevrolet veio a público para confirmar as informações divulgadas no comunicado interno além de prestar esclarecimentos sobre o problema com o Onix Plus.
Segundo a montadora, todos os proprietários do novo modelo serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar o recall de forma gratuita.
Na nota oficial, a GM ainda destaca que o primeiro caso de incêndio, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí, em setembro, foi um caso isolado e provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.
Confira o tira-dúvidas divulgado pela Chevrolet:
1. Qual o modelo afetado pela falha?
Todas as unidades do Onix Plus, modelo 2020, entregues pela Chevrolet até então. Em setembro e outubro, foram emplacadas 8.775 unidades do sedã no país.
2. Qual o problema?
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.
3. Qual é a solução?
A atualização do software de gerenciamento do motor.
4. Como o cliente deve proceder para realizar o agendamento?
O agendamento do recall estará disponível em toda a rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo número 0800-702-4200, assim que a atualização de software estiver disponível.
5. Qual é a recomendação da montadora para os usuários dos veículos?
Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado, até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado.
O serviço é demorado?
Não, a execução é rápida.