A Jaguar, fabricante inglesa, traz para o Brasil a linha 2021 de seu sofisticado e esportivo SUV, o F-Pace, um utilitário que se destaca pelo potente motor e capacidade fora-de-estrada. Manter a mesma notoriedade que recebeu na Europa é o que espera a Jaguar Land Rover, marca inglesa que hoje pertence à indiana Tata Motors, ao lançar as duas versões do modelo, a de 3.0 l de 340 cv com 6 cilindros em linha e a versão superesportiva SVR 5.0 l, com 550 cv de potência. Ambos possuem tração integral inteligente e transmissões automáticas de oito velocidades com paddle shift, garantindo ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR.
Conectividade
O novo F-PACE recebeu aprimorações em seu design, ganhando um interior completamente novo e incorporando o sistema de infoentretenimento Pivi Pro de última geração. Sinônimo de conectividade e tecnologia ganhou novos itens estéticos que garantem mais luxo e refinamento. O novo design do cockpit é mais ousado, dinâmico e com maior foco no motorista. Com um novo console central, mais rápido e intuitivo, incorporou tecnologias inovadoras, como o novo sistema para carregamento de celular sem fio (opcional). “O novo F-PACE representa um importante desenvolvimento em termos de design, traduzindo o verdadeiro DNA da marca em termos de performance e desempenho. O luxo, a atenção aos detalhes e as tecnologias de última geração fazem do veículo um grande referencial no mercado brasileiro, oferecendo aos nossos clientes a proposta de um SUV com a verdadeira essência da marca Jaguar”, explica Paulo Manzano, diretor de marketing da Jaguar Land Rover Brasil.
Design premiado
Com design premiado por diversas instituições, incluindo o World Car Design of the Year em 2017, o modelo ganhou linhas mais limpas e fluidas, com um novo capô esculpido com uma protuberância mais larga e superfícies mais suaves e definidas. O novo capô também contribui para um acabamento diferenciado, reduzindo o número de linhas de fechamento na frente do carro. Na nova grade, o veículo traz detalhes no formato de diamante, inspirados no logotipo “heritage” da Jaguar. Um novo para-choque dianteiro com entradas de ar redesenhadas e detalhes de malha escura ampliam a frente do veículo, garantindo uma presença ainda mais dinâmica. Novos faróis quádruplos totalmente em LED com a assinatura J-Blade garantem mais resolução e brilho.
Traseira
Na traseira, o F-PACE recebeu lanternas afiladas de LED com desenho em chicane e um novo para-choque traseiro totalmente reprojetado e com saídas de escape atualizadas, garantindo um design mais fluido e refinado. Na versão superesportiva SVR, o veículo conta com uma série de elementos de design distintos, com um visual mais focado em desempenho. Todos os modelos possuem a opção de configuração com o Black Exterior Pack opcional, que oferece uma aparência ainda mais dinâmica com elementos sob medida feitos em Gloss Black.
Interior luxuoso e conectado
O interior foi totalmente renovado e ganhou mais tecnologia em conectividade. O novo design do cockpit foi projetado para entregar maior foco no motorista. Um novo console central esportivo, mais rápido e intuitivo, melhorou a interface do painel de instrumentos, além de incorporar um carregador sem fio (opcional). No coração do novo interior, está a nova tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas. A curvatura da tela foi propositalmente criada para se unir ao perfil do painel de instrumentos. Quimicamente reforçada, a tela de vidro possui dois revestimentos: um antirreflexo, que reduz o brilho diante da luz, e um segundo que facilita a limpeza de impressões digitais. Com moldura elegante feita em magnésio na cor preta acetinada, o novo F-PACE entrega um novo padrão de acabamento de alta qualidade.
Conectividade
A nova tela sensível ao toque opera com o sistema de infoentretenimento Pivi Pro de última geração. O sistema está mais intuitivo e permite que o motorista realize 90% das tarefas comuns com apenas dois toques na tela inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada. A integração perfeita da nova tecnologia faz parte do novo DNA de design da Jaguar. Para ajudar o motorista a acessar informações mais rapidamente, o novo F-PACE também possui uma tela interativa na direção, de 12,3 polegadas, com gráficos aprimorados e um layout configurável, que pode mostrar o mapeamento de navegação, mostradores digitais, mídia, informações do veículo ou detalhes do sistema de infoentretenimento. Trabalhando em conjunto com a tecnologia opcional Head-up Display, o novo F-PACE dá aos motoristas todas as informações de que precisam com menos distração.
Alta performance
Sinônimo de esportividade e alto desempenho, o novo F-PACE chega ao mercado com duas opções de motorização. A versão 3.0 com 340 cv turbo de seis cilindros em linha e a versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged de 550cv. A versão 3.0 foi cuidadosamente balanceada para oferecer bom desempenho em estradas e mais conforto durante as viagens. Equipada com câmbio automático de oito marchas e paddle shift, oferece uma ótima desempenho levando o veículo de 0-100 km/h em apenas 6,1 segundos.
Já na versão superesportiva SVR, o DNA da Jaguar é visto de maneira plena, com uma condução mais esportiva e dinâmica. Com motor V8, o veículo teve sua curva de torque modificada, elevando sua potência máxima para 700Nm e garantindo uma velocidade máxima de 286 km/h e impressionantes 4 segundos para ir de 0-100km/h.
Recorde histórico em Interlagos
Ressaltando o caráter superesportivo da versão SVR, a Jaguar levou o veículo no ano passado para um desafio no autódromo de Interlagos, uma das pistas de corrida mais tradicionais do mundo. O resultado não poderia ser mais surpreendente: O F-PACE SVR definiu recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento, completando o percurso de 4,3 km em apenas 1:54,576. Esse tempo de volta foi realizado com o veículo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem qualquer modificação.