A expressão matar dois coelhos com uma só cajadada pode ajudar a explicar o que fez a japonesa Honda, que de uma vez tirou dois de seus modelos de linha, o Fit, campeão e recordista sucessivo em vendas e sua versão aventureira, o WRV e, para substituir a dupla, lançou o novo City Hatchback.
Tudo novo
Do modelo que sucedeu herdou a versatilidade e a responsabilidade de manter os bosn resultados do modelo que deixou de ser fabricado. E, para conseguir tal feito, ganhou nova frente, interior, traseira e um motor mais potente, mas manteve o câmbio automático tipo CVT.
Missão
Mas, a pergunta que não quer calar é: será que o City Hatchback conseguirá substituir o antigo Fit, que foi bem sucedido em vendas, principalmente entre o público feminino e a partir de sua segunda geração, sem contar que por muito tempo foi um dos modelos que seminovo tinha grande procura e pouca desvalorização? Isso só tempo dirá.
Como é o City Hatch I
Logo ao primeiro contato a dianteira chama atenção, ficou muito mais moderna e imponente e se percebe tratar de um hatch compacto premium. A versão avaliada foi a top da linha, a Touring, na cor exclusiva de lançamento do modelo. Todo o conjunto dos faróis são full lead, assim como as luzes de condução diurna. A nova grade é marcada por uma grande linha cromada que vai de um ao outro para lama, e ao meio o símbolo da Honda.
Como é o City Hatch II
Na lateral a principal mudança está no desenho está no desenho do teto, que ganhou um caimento que deixou o modelo atualizado com as novas tendências e até com visual mais esportivo. A tampa do porta mala traz acoplado um spoiler, onde está embutida a luz auxiliar de freio. As lanternas são novas e um vinco que percorre toda extensão ajuda a destacar o desenho da peça. Estampado ao lado o nome City.
Modularidade
A capacidade do compartimento para bagagem é de 268 litros, mas assim como o extinto Honda Fit, a modularidade dos encostos e dos assentos traseiros amplia bastante o volume. Um dos pontos altos do City Hatch é que ele mantem o ótimo espaço interno, tanto para motorista e passageiro da frente, como para quem viaja no banco traseiro.
Interior
O volante é revestido em couro com base levemente achatada e partes com acabamento em black piano, São muitas as funcionalidades comandas a partir do volante, como o computador de bordo e equipamentos de segurança que formam o pacote Honda Sense, exclusivo para a versão Touring. Na coluna de direção as borboletas para troca manual das marchas. O acabamento podia ser mais esmerado, com menos plástico duro, ainda mais por se tratar de um modelo com pretensões “premium”, mas isso não compromete o conjunto. Os bancos são forrados em couro sintético.
Conectividade
A central multimídia é de 8 polegadas e o usuário acessa o Android Auto ou o Apple Car Play sem necessidade de fio. Duas entradas USB e uma tomada de 12 volts também auxiliam a conectividade.
Conveniência
A câmara de ré oferece três tipos de visualização e tem uma ótima definição. Destaque para outra câmara, esta, no retrovisor, acionada toda vez que se liga a seta, e reproduz e transmite as imagens na tela da multimídia.
Segurança
O City Hatch conta com um pacote de segurança bem completo, são seis air-bags, cinto de três pontas e encosto de cabeça para todos os ocupantes. Presente também os controles de tração e estabilidade. E o mais importante, o Honda Sense, disponível na versão avaliada. Dele faz parte o leitor de faixa que mantém a trajetória do veículo eletronicamente, assim como o ACC, controle adaptativo de distância que monitora o veiculo da frente evitando uma colisão traseira.
Motor e cambio
O desempenho do City Hatch não empolga, mas o modelo entrega uma condução segura com seu novo motor que ficou pouco mais potente quando comparado ao velho Fit. O propulsor segue sendo um aspirado de 04 cilindros, com 124 cavalos de potência e 15,8 kgmf de torque. O câmbio é o mesmo, automático do tipo CVT.
Para finalizar
Para esta versão mais completa, a Touring, a pedida de preço é de R$ 122.600 e sobre nossa pergunta no começo da matéria quando disse que para saber se o City Hatch se sairá tão bem como seu antecessor em vendas, uma informação. Em seu primeiro mês, cheio, de vendas ele emplacou duas mil unidades. Sinal que a Honda continua seguindo, com sua discrição, no caminho certo. (RC)