A Jaguar acaba de lançar no Brasil o I-Pace. Em versão única e com preço sugerido a partir de R$ 437 mil, o primeiro SUV 100% elétrico a ser vendido no país chega às concessionárias da marca a partir do próximo dia 28.
O visual do I-Pace é inspirado no conceito C-X75, do filme 007 contra Spectre, de 2015. Equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o crossover com linhas de um cupê tem desempenho de um legítimo esportivo. Importado da Áustria, o I-Pace tem tamanho e porte semelhantes aos do Porsche Macan e do Audi Q5.
Impressões ao dirigir
As baterias de íons de lítio do I-Pace pesam cerca de 600 kg e têm carga equivalente a 9.000 baterias de um iPhone X. Elas ficam no assoalho do carro, o que garante um centro de gravidade mais baixo e favorece a dirigibilidade e uma direção de fato mais esportiva.
Veja o Jaguar I-Pace em ação:
A distribuição de peso 50/50 e o centro de gravidade 130 mm mais baixo que o do F-Pace reduzem muito a rolagem da carroceria. A posição mais baixa de guiar faz você pensar estar em um sedã, e não num SUV com mais de 2 t de peso, apesar de a carroceria ser 100% de alumínio. Em condições ideais, a autonomia do I-Pace chega a 470 km, de acordo com a norma europeia WLTP, segundo a Jaguar.
Quando conectado a um carregador rápido de 100 kW, o modelo alcança 80% do nível de carga das baterias em apenas 40 minutos. Com um carregador padrão de 7 kW, os proprietários terão os mesmos 80% de carga em dez horas de carregamento, ou seja, eles poderão deixar seus veículos carregando durante a noite para uma boa autonomia no dia seguinte.
Silêncio instigante
O silêncio a bordo também chama atenção. Detalhe curioso é que a Jaguar instalou no carro uma espécie de regulador de nível de ruído dos motores elétricos para quem quiser ter uma sensação de “ronco” do SUV que não seja apenas o da rolagem dos pneus na pista.
Outro ponto interessante é a tecnologia de freios regenerativos de energia (a exemplo do Kers usado na F-1), que reabastecem a bateria do carro em movimento quando o motorista tira o pé do acelerador.
No I-Pace é possível regular a intensidade do sistema, que na prática, permite uma condução intuitiva e com menos esforço, pois a velocidade do SUV diminui conforme você alivia a pressão sobre o pedal do acelerador tal como um freio-motor.
Ficha técnica - Jaguar I-Pace EV400
- Motor. Dois motores elétricos de ímã permanente; síncrono, com transmissão epicíclica de velocidade única
- Potência máxima. 400 cv, sendo 200 cv (ou 147 kW) em cada um dos eixos
- Torque máximo. 71 kgfm (imediatos)
- Câmbio. Marcha única com tração integral elétrica
- Suspensão. Dianteira do tipo double wishbone; traseira independente multilink
- Tamanho. 4,68 m de comprimento; 2,1 m de largura; 1,56 m de altura e 2,99 m de entre-eixos
- Peso. 2.208 kg
- Porta-malas. 656 L atrás + 27 L na frente
- Aceleração 0 a 100km/h. 4,8 s
- Velocidade máxima. 200 km/h