O SUV é o líder em seu segmento e produzido na fábrica que a marca japonesa possui em Zárate, na província de Buenos Aires, o modelo é exportado para mercados de toda América Latina e do Caribe, conta, agora, com um novo design e melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança. Esta Nova SW4 apresenta mudanças e melhorias importantes. Quanto ao design exterior, são novos faróis, grade e para-choques. Quanto ao design interior, o modelo possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro. Por sua vez, todas as versões do novo SW4 agregam agora mais conectividade ao equipamento de áudio com tela de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay mantendo a função Bluetooth.
Segurança
Em relação ao conforto, a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Além disso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam. Já as versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED. No que diz respeito à segurança, a grande novidade, assim como na Hilux, foi a adição do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com os seguintes itens: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). A Nova SW4 2021 também ganhou 15% mais potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv.
Design externo
Externamente ganhou frontal renovado com mudanças nos faróis, grade e para-choques que incorpora um novo conjunto óptico no qual as luzes LED de posição e de direção na versão SRX ficam localizadas na parte inferior do para-choque, conferindo uma marca visual e tecnológica mais pronunciada. Por sua vez, as versões flex SR e SRV também incorporam o novo desenho, no entanto, as luzes de posição e de direção são halógenas. Outra novidade da versão SRV flex são os faróis de neblina dianteiros também em LED. Esta atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. Na lateral da versão SRX, destaca-se as novas rodas de liga leve, que fornecem uma imagem de dinamismo. Os pneus mantêm suas dimensões 265/60R18, 18”.
SW4 por dentro
No interior, a SW4 apresenta uma nova combinação de cores, onde o preto predomina no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central. Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda. O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o azul agora é predominante, ajudam a renovar a atmosfera interior do novo SUV. Todas as versões da Nova SW4 possuem agora mais conectividade. O sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque, que já contava com navegação GPS integrado, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth®, passa a contar também com conexão para celulares através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.
Conforto
Desempenho
Os modelos da linha 2021 da SW4 seguem equipados com motores diesel e flex e alinha 2021 ganhou aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.
Flex
O modelo possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência - sem limitar o rendimento de potência do motor - transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência. As versões Flex trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC. As versões Flex do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. São duas versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SR de cinco lugares e SRV de sete lugares, ambas 4x2.