A Renault do Brasil reuniu a imprensa especializada em Aldeia da Serra, São Paulo (SP), para as primeiras impressões de seu primeiro veículo com motor 100% elétrico a ser comercializado no Brasil, o Kwid E-TECH. Em nosso primeiro contato o francês eletrificado nos pareceu bastante ágil, ideal para ser utilizado em ciclo urbano. O projeto é global e foi desenvolvido para que um maior número de pessoas tenha acesso ao universo da eletrificação. No visual o destaque fica para a dianteira, com um capô vincado, com um grande para-choque e um conjunto ótico separado, com luzes de circulação diurna em Led. A grade frontal inteiriça e tem a função de alojar a tampa que dá acesso ao carregamento da bateria. A abertura é acionada através de um comando interno alocado no painel ao lado do motorista.

Carro é leve e tem potência  

Em relação a parte traseira do Kwid elétrico são poucas as mudanças quando comparadas ao modelo com motor movido a combustão, a principal delas é um protetor pintado na cor prata onde esta alojada a bateria e refletores integrados. Na lateral a única diferença são as faixas abaixo das portas com a identificação do modelo, E-TECH. O conjunto como um todo agrada, principalmente na cor de lançamento, verde Noronha. O motor é de 48 kW (equivalente a 65 c.v.) e associado a uma bateria de 26,8 kWh, e esta potência é suficiente para arrastar o Kwid em todas as condições porque é um carro bastante leve, pesa por volta de 900 kilos.

Bateria tem autonomia de 298 km

Segundo a Renault do Brasil a bateria entrega uma autonomia de 298 km no ciclo urbano, mais do que suficientes para o uso do dia a dia, o que não inviabiliza o uso em rodovia. Mas essa autonomia pode ser ainda maior porque o francês elétrico conta com frenagem regenerativa que recupera a energia cada vez que o motorista tira o pé do acelerador ou freia efetivamente. Em adição ainda existe o modo de condução ECO que pode melhor ainda mais o uso. Acionado ele reduz a potência de 48 para 33 kW e a velocidade máxima passa a ser limitada a 100 km/h e os freios ficam mais atuantes e ajudam a economizar mais energia.

 

Veja o teste do Super Motor:

Carregamento 

Como todo veículo com motor 100% elétrico o carregamento se dá através de uma tomada que é facilmente encaixada na frente do motor, o interessante deste modelo é que ele vem com um adaptador que você pode ligar em uma tomada doméstica. Para carregar de 15 a 85% será preciso deixar carregando por cerca de 9 horas. Mas é uma boa solução, você roda durante o dia, gasta a bateria e quando voltar deixa o carro ligado na tomada e pela manha a bateria estará novamente recarregada para um novo dia de trabalho. Enquanto está plugado o painel mostra o indicador de recarga e a autonomia disponível em quilômetros com aquele nível de carga atual, quanto mais você deixa na tomada maior será a autonomia.

 Parceria

A Renault fechou parceria com empresas que fabricam carregadores como a WEG e a Schneider, e estes equipamentos podem ser adquiridos em concessionárias da marca e claro, permitem um carregamento mais rápido. Outra forma de ter acesso ao Kwid elétrico é através do sistema de assinatura da montadora francesa, o Renault On Demand, que oferece diversos planos customizados de longa duração. A vantagem é que todos estes planos incluem as revisões, gestão de documentos, taxas do veículo, IPVA, licenciamento, além do seguro total. Pode ser uma experiência de rodar em modelo elétrico sem se preocupar com o valor da revenda ou mesmo de ter que desembolsar um alto valor na compra, a manutenção, a vida útil da bateria, ficam por conta da Renault.

Com o Kwid E-TECH nas mãos

Como todo carro elétrico o Kwid é extremamente silencioso, outro ponto observado ao dirigir é que este modelo com motor elétrico é mais estável que o modelo movido a combustão, porque as baterias na parte inferior do carro faz com que ele fique mais firme ao solo, então as curvas tem melhor precisão. O modelo é oferecido em apenas uma versão, mas é muito completo, traz seis air-bags, controle eletrônico de estabilidade, freio ABS, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento, sistema multimídia, direção elétrica e o sistema start-stop. O painel se destaca por sua funcionalidade detalhes em prata combinado com preto brilhante. No local da alavanca de marcha o E-TECH compacto traz um botão giratório com três comandos, Drive, Neutro e Ré.

Segurança

O Kwid E-TECH traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group.  Em resumo o pequeno notável francês surpreende pelo conjunto da obra e com preço acessível neste mundo eletrificado em que altas cifras não se fazem de rogadas na hora da escolha de um modelo com estas características. (HP)                                                                                   

 *Com Raimundo Couto