
Organizadores buscam alternativas para reerguer Salão do Automóvel de São Paulo
Altos custos e desinteresse das montadoras levam organizadores a repensar a fórmula ideal para manter viva a mostra automobilística. Interlagos seria uma alternativa
Em novembro de 2018, quando se fecharam as portas do São Paulo Expo, que naquele mês exibia a mais tradicional mostra da indústria automobilística, o Salão do Automóvel de São Paulo, a mensagem de despedida convidava o público para estar naquele mesmo local dois anos depois. Bianual, o evento, que em sua essência nasceu para mostrar os próximos lançamentos do setor, comemoraria 60 anos de sua realização em 2020, mas foi cancelado.
Importante registrar que mesmo antes do começo da pandemia que nos assusta até hoje, a discussão sobre o formato destes salões ganharam calorosa discussão. E não foi só no Brasil. De uma forma geral estes eventos estão esvaziando o interesse pelo mundo a fora e se antes eram montadas grandes estruturas para receber um grande número de pessoas, isso ficou no passado, fato é que os salões já não atraem mais tanto o público. É preciso pensar e mudar para sobreviver.
Um evento comercial
Esta semana a agência AutoData, que havia revelado que este ano também não será realizada a mostra paulista, divulgou que existe uma corrente favorável a levar o evento para o autódromo de Interlagos, em São Paulo. Caso esta alternativa se confirme, dai para frente tudo será diferente. Nada mais daqueles gigantescos e caríssimos estandes, com estrutura, às vezes, de dois andares, com serviço de café, bar, almoço e até jantar. Onde centenas de pessoas circulam por dia entre os modelos de veículos e as belas modelos recepcionistas, sem agregar nada mais que sua curiosidade sobre determinado produto ali exposto.
Dentro desta proposta, em um lugar aberto e amplo como uma pista de corrida, muitas são as alternativas para que a interação do visitante possa ser monetizada para os expositores. Seja na venda de veículos ou acessórios “in loco” (o que nunca foi permitido pela empresa que organiza o salão há décadas), seja na contratação de algum tipo de serviço como os de carros zero km por assinatura ou venda de consórcio. Sem falar da parte financeira com os bancos a postos para ajudarem no fechamento do negócio.
Abrangente
A proposta ganha ainda mais corpo quando a sugestão desta mudança para o autódromo de Interlagos torna mais abrangente, como divulga a agência responsável pela noticia. Segundo a informação, além da utilização da pista propriamente dita e de trechos para o off-road, para a realização dos testes-drives, outros espaços seriam ocupadas com assuntos temáticos, como discussão em torno da mobilidade, tecnologia e até uma área para exibição, como uma atração para o público, com carros antigos.
Procurada, a Reed Exhibitions, organizadora do evento, se pronunciou através de nota a agencia, “estamos trabalhando em formatos que atenderão à grande expectativa das empresas participantes e dos visitantes. Oportunamente, teremos informações objetivas para comentar sobre a realização do evento”. Plantada a semente o momento é de aguardar melhores condições deste conturbado cenário que, infelizmente, estamos atravessando, para reforçar e trazer a baila outras sugestões. Só assim será possível viabilizar o sexagésimo ano do Salão do Automóvel de São Paulo em um formato inédito que o fará parecer um jovem.
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