Aos poucos, a Chevrolet vai revelando um de seus mais significativos lançamentos do ano, que, muito provavelmente, atenderá por Onix sedã, mas, do conhecido irmão com carroceria hatch, herda pouco mais que do que o nome.
A montadora norte-americana reuniu, no último dia 11, um grupo de jornalistas especializados, em seu Campo de Prova da Cruz Alta, o CPCA, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, para mostrar, estaticamente, esse novo modelo, que deverá ter vendas iniciadas no Brasil no último trimestre deste ano.
Mistério
Sem revelar mais detalhes quanto ao nome ou posicionamento no line-up da fabricante, nossas fontes presentes no evento revelam se tratar exatamente do mesmo carro apresentado há alguns dias, no Salão de Xangai, na China, e que por lá será batizado como Onix Sedan, e que deve ser global.
Por aqui, as especulações davam conta de que a versão três volumes do hatch líder de vendas no Brasil, o Onix, manteria o mesmo nome hoje utilizado, Prisma.
Inédito
Outra confirmação sobre o modelo é a adoção do novo motor 1.0 turbo, de três cilindros, com 115 cv, inédito na Chevrolet. Uma novidade desvendada é que esse novo modelo não substituirá nenhum outro, ou seja, ele agrega à linha Chevrolet e mantém tanto o atual Prisma quanto o Cobalt no portfólio de modelos da montadora.
Maior e mais encorpado do que o Prisma, o futuro Onix sedã foca diretamente dois outros modelos de marcas rivais, o Virtus, da VW, e o Cronos, da Fiat. O Chevrolet Cobalt, que seria um natural concorrente desses citados modelos, concentrará seus esforços de vendas para os frotistas.
Fique por dentro
Mercado. Pelo segundo ano consecutivo, 2017 e 2018, o Prisma liderou as vendas de sedãs compactos no Brasil. No ano passado, ele ficou bem à frente do segundo colocado, emplacou 71.735 unidades, contra 41.639 unidades do VW Virtus, e 39.027 do Ford Ka sedã, segundo a Fenabrave.
O que esperar. Além do motor 1.0 turbo inédito com câmbio automático de seis marchas, o novo Prisma, ou Onix sedã, como deverá ser chamado, deve ter rodas de liga leve aro 16 pela primeira vez. Haverá versões com controle de estabilidade e tração dotadas com assistente de partida em rampa. O volume do porta-malas deverá ser próximo dos 470 L do sedã apresentado na China.