Telas digitais viraram a nova obsessão na indústria automotiva. Neste quesito, a médio prazo, parece que ninguém vai superar a chinesa Byton.
A marca confirmou nesta semana que a tela de 48 polegadas vista no conceito do SUV elétrico M-Byte, apreentado na CES 2018, em Las Vegas, será a mesma usada na versão de produção do modelo, com previsão de lançamento na Europa e nos EUA, em 2020. O preço não foi divulgado ainda.
A tela gigante reúne tudo em um só lugar: painel de instrumentos, navegação, telefone e central multimídia, além claro, de todos os recursos de conectividade e diversão do utilitário-esportivo, como acesso a internet e uma verdadeiro telão de cinema para exibição de filmes, etc.
No volante, também tem
O M-Byte traz uma tela de sete polegadas no volante, que deverá ser menor na versão de produção por conta de adaptaãção ao sistema de airbag. Ela é fixa e não sofre interferência de posição ao girar o volante.
Por meio dela, é possível acionar várias funções do carro, que é pronto para nível 3 de condução autônoma, ou seja, sem precisar de ajuda do motorista. O dispositivo vem com reconhecimento facial e aceita comandos por gesto e voz, através da Alexa, a assistente de inteligência artificial da Amazon.
Formada por ex-executivos
A chinesa Byton é na verdade uma startup. Foi fundada em 2017 por ex-executivos da BMW e da Nissan. A empresa pertence à Future Mobility Corporation e recebeu aporte superior a US$ 200 milhões de investidores. Em 2018, a Byton fechou uma parceria com a Bosch para desenvolver novas tecnologias automotivas.