A Volvo começou vender no Brasil o XC90 T8 R-Design por R$ 429.950. Por R$ 30 mil a mais que o XC90 T8 Inscription, a versão incorpora modestos detalhes esportivos ao SUV híbrido de sete lugares.
Sem mudanças mecânicas e com os mesmos equipamentos das outras opções do carro, o kit esportivo do XC90 R-Design traz novos para-choques dianteiro e traseiro (com detalhes em preto brilhante), rodas de liga leve de 22 polegadas, duas a mais que nas outras versões – com desenho exclusivo para o Brasil – além de grade com acabamento em preto brilhante e com desenho diferente das demais versões.
Interior escurecido
Por dentro, a única novidade da versão R-Design do XC90 está no acabamento 100% escurecido, do painel às portas. Sai os apliques em madeira e entra detalhes feitos de fibra de carbono que, sem dúvida, remetem à esportividade aguçada também pelas paddle-shifts atrás do volante para a troca de marchas.
Um detalhe que chama atenção é a discreta alavanca feita de cristal do câmbio automático de oito marchas.
O XC90 R-Design usa um motor 2.0 turbo a combustão e outro elétrico nas rodas traseiras que, juntos, fornecem potência total de 407 cv com 65 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h, segundo a Volvo, é cumprido em 5,6 segundos. A máxima chega a 230 km/h. A tração é integral nas quatro rodas.
Rival inglês
O principal adversário de mercado do XC90 R-Design é o Range Rover Velar R-Dynamic HSE V6, que custa mais caro (R$ 487.270). Em 2018, o Volvo XC90 somou 877 unidades emplacadas no Brasil, enquanto o Land Rover Range Rover foi vendido em 839 oportunidades.
De acordo com a Volvo, a nova configuração deve ser responsável por cerca de 200 unidades em um ano. A expectativa é chegar a 1.200 unidades no ano.
Mais para ter menos
- Só como opcional. Apesar de custar R$ 57,3 mil a mais do que o rival sueco, a versão R-Dynamic HSE do Range Rover Velar oferece apenas como opcionais alguns itens de série do XC90 R-Design tais como head-up display, TV digital e assistente de farol alto.
- Tecnologia. O sistema de ar-condicionado digital do Velar oferece apenas duas zonas distintas, enquanto o do SUV da Volvo é de quatro zonas (duas na frente e duas atrás). O Velar também não conta com sistema de leitura de placas e conexão wi-fi.
O concorrente britânico não é híbrido e seu motor 3.0 V6 a gasolina, além de ser menos potente (380 cv) que o do XC90, “bebe” mais combustível. A média de consumo na cidade do modelo da Volvo chega a 15,5 km/L, enquanto a do Velar não passa de 7,2 km/L, uma diferença superior a 50% em termos de eficiência energética.
Certo equilíbrio
Em termos de tecnologia, a disputa é mais equilibrada. Tanto o XC90 R-Design como o Velar R-Dynamic HSE saem de fábrica recheados de airbags, uma série de recursos avançados de condução semiautônoma, além de painel digital e central multimídia com tela sensível ao toque, entre outros.
Por dentro, o Volvo é mais espaçoso, no entanto, ainda está longe de oferecer a mesma capacidade off-road do SUV da Range Rover, que é referência no assunto. Visualmente, o utilitário-esportivo grandalhão da Land Rover é menos discreto e costuma chamar mais atenção na rua.