
AMÉRICA
JUCA, O SHOW
Ídolo do América relembra jogo em que o Coelho bateu o Vasco no Maracanã

Imortalizado na calçada da fama do Mineirão e ídolo da torcida do América, clube que defendeu entre os anos de 1971 e 1974, o ex-meio-campista José Aparecido da Conceição, o Juca Show, fez parte da equipe do Coelho, que, em 1974, em pleno Maracanã, conquistou a única vitória dos mineiros em confrontos contra o Vasco, válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Com gols de Juca Show e do atacante Cândido contra um do meia Alcir, o América desbancou o time cruzmaltino que, naquela oportunidade, contava com o goleiro Andrada e o atacante Roberto Dinamite e, mais tarde, conquistaria o Brasileirão pela primeira vez.
"O Vasco era o favorito para vencer o jogo e muitos apostavam que nós sofreríamos uma goleada. Mas o América contava com um time experiente, bastante unido, sem estrelas e acostumado a jogar em grandes estádios. Isso fez a diferença a nosso favor", destacou o ex-jogador, que foi vítima de uma brincadeira do jornalista João Saldanha por causa de seu apelido.
"Ele perguntou se Juca Show era porque eu tocava pandeiro ou algum outro instrumento. Depois da partida, o João Saldanha me comparou a Didi e declarou que o apelido caia bem".
Passados 37 anos, Juca Show afirma que a partida no Maracanã está bem viva em sua memória. "O Vasco fez 1 a 0 ainda no primeiro tempo, mas nós conseguimos o empate antes do intervalo. Eu peguei a bola pelo lado esquerdo do campo, passei pela marcação de dois adversários, percebi que o Andrada estava adiantado e chutei por cobertura", destacou. "No segundo gol, eu fiz uma tabela com o Spencer, que tocou na medida para o Cândido virar a partida", ressaltou.
"Naquele dia, o América deu um show no Maracanã e desperdiçamos a chance de aplicar uma goleada no Vasco", lembra o ex-jogador, que hoje, aos 66 anos, vive com a esposa, dois filhos e uma neta em uma casa no bairro Venda Nova. "Hoje, eu acompanho de longe o América, mas acredito no trabalho realizado pelo técnico Mauro Fernandes", declarou Juca Show. "Ele é um dos maiores treinadores do futebol brasileiro, tem um elenco unido, igual a aquele de 74, e está com os pés no chão e centrado para fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro e conquistar uma vaga em uma competição internacional", completou o ídolo.
Números
71 JOGOS
fez Juca Show com a camisa do América
9 GOLS
marcou o ex-jogador pelo clube
21 VITÓRIAS
conquistou o Coelho com Juca Show em campo
29 empates
obteve o time, além de sofrer 21 derrotas
---
Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.
Relacionadas

AMÉRICA

