Casa do Galo
Entenda como a tecnologia será utilizada no estacionamento da Arena MRV
O futuro estádio do Atlético promete usar bastante da tecnologia para facilitar a experiência do torcedor
A Arena MRV ainda nem está pronta, mas as vendas de vagas no estacionamento da futura casa do Atlético já começaram para as pessoas que garantiram acesso aos camarotes do estádio. O clube planeja utilizar ao máximo a tecnologia na arena e no estacionamento não será diferente. Para deixar a experiência da torcida mais agradável, o “super app” do estádio também será utilizado no local de vagas.
O Atlético estuda usar o aplicativo para controlar a entrada e saída de veículos do estacionamento, com um QR code, por exemplo, para garantir uma entrada mais rápida ao local. O app também poderá projetar para o torcedor, que já está no estádio, quanto tempo ele deve gastar para conseguir sair da arena, fazendo uma estimativa utilizando inteligência artificial (IA).
“O foco total é no nosso torcedor. Então, a entrada será fluida. Não prometemos que não teremos filas em nenhuma das entradas, isso é difícil, mas o nosso foco é realmente estudar e trazer as tecnologias, porque o fã tem que aproveitar o jogo, o momento. Esse outro momento tem que ser rápido, então o grande diferencial é esse. O foco que a gente tem no nosso torcedor para que ele tenha a melhor experiência possível e não fique gastando horas para entrar e sair”, disse Leandro Evangelista, gerente de tecnologia.
Um software de IA foi utilizado para fazer uma projeção de qual será o fluxo de saída do estacionamento da arena em dia de jogos, que fez simulação de tráfego antes e depois das partidas. Uma outra preocupação do Atlético é em relação ao acesso dos carros de aplicativo e táxi.
"A ideia é a gente definir locais de embarque e desembarque tanto para táxi, quanto para aplicativos, de forma que essa operação não atrapalhe o acesso dos veículos ao estacionamento. Isso é uma coisa que está em estudo ainda, junto a prefeitura, no plano operacional da arena. A ideia é que isso venha facilitar o torcedor que optar por esse meio de transporte, tanto ao acesso dele ao estádio quanto a saída, que é um grande problema hoje nos eventos, a pessoa pedir um aplicativo, já que tá todo mundo querendo sair no mesmo horário. A ideia é que esse plano tenha essa facilidade ao torcedor”, explicou Diego Ponte, gerente de projetos.
---
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
Casa do Galo