Se proteja de furtos

Carnaval de rua: doleira e adesivo no cartão ajudam na segurança

PM e Guarda Municipal de BH vão reforçar efetivo no evento, mas algumas atitudes dos foliões colaboram para a segurança

Por Guilherme Gurgel
Publicado em 10 de fevereiro de 2023 | 03:00
 
 
 
normal

Esse deve ser o maior Carnaval de BH – a cidade deve receber 5 milhões de foliões, 550 mil a mais que em 2020, a última edição. O poder público vai reforçar o efetivo de segurança nas ruas, mas é importante que foliões tratem a segurança como prioridade para que a festa ocorra com tranquilidade. O Super reuniu dicas para ajudar o leitor a evitar transtornos e não entrar em roubadas, como golpes, furtos e confusões generalizadas durante a folia.

O engenheiro mecânico Arthur Castilho, de 30 anos, já definiu algumas estratégias de segurança, como colocar celular, documentos, cartão e dinheiro em uma doleira. Morador de BH, ele foi vítima de roubo durante um bloco na avenida Afonso Pena, no centro, em 2019. “O bloco já tinha se encerrado. No momento que peguei o telefone para encontrar outras pessoas, para ir embora, veio um arrastão recolhendo telefones e outros pertences de valor”, detalhou.

Como o crime foi no período noturno, Arthur passou a voltar para casa antes do anoitecer. “Além disso, redobro os cuidados na dispersão dos blocos e evito pegar telefone em ruas muito cheias”, detalha. 

Reforço

A Prefeitura de BH informou que todo o efetivo da Guarda Municipal atuará no Carnaval, dividido em turnos. A Polícia Militar de Minas vai colaborar para a segurança do evento e contará com o reforço de centenas de policiais vindos do interior do Estado.

Celular protegido reduz riscos

Com um celular roubado, criminosos podem acessar redes sociais e contas bancárias para fazer transações financeiras e se apropriar de dados. Como há, inclusive, casos em que o bandido usa aplicativos de bancos para pedir empréstimos a contatos da vítima, é essencial usar ferramentas para aumentar a segurança e a privacidade dos aparelhos. (Pedro Teixeira/Folhapress)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!