
Justificativas
Mano: finanças e falta de confiança nos profissionais pesaram no Cruzeiro
Ex-treinador do Cruzeiro deu entrevista a Muricy Ramalho para falar de sua saída do clube após mais de três anos de trabalho

Em entrevista ao ex-técnico Muricy Ramalho no SporTV, Mano Menezes, ex-comandante do Cruzeiro e hoje no Palmeiras, falou sobre sua saída da Raposa, decretada após a derrota para o Internacional por 1 a 0, no jogo de dia das quartas de final da Copa do Brasil. Em sua declaração, Mano citou, dentre outros detalhes, a intranquilidade financeira ao se referir ao grupo de atletas e até mesmo a estrutura do clube.
"Tenho certeza absoluta que a parte de fora influencia muito no dia a dia nosso, na condução do trabalho, não tenho dúvidas. Na medida que o ambiente não consegue ser mais aquele, que os jogadores não tem a segurança financeira, que a estrutura passa a não ser tão boa, tudo isso influencia. Tira a tranquilidade do técnico conduzir o trabalho. Tudo que o técnico quer é conduzir o trabalho da maneira ideal", disse Mano Menezes.
Quarto treinador com mais tempo à frente do Cruzeiro em toda a história, Mano comandou a Raposa em 235 jogos - contando as duas passagens (a primeira em 2015, e a segunda, iniciada em julho de 2016). Foram 112 vitórias, 69 empates e 54 derrotas, com 56,7% de aproveitamento. O técnico descartou que tenha existido um desgaste com o grupo de atletas, mas não deixou de dar uma alfinetada na direção ao dizer que 'pessoas começam a achar que as coisas caminham sozinhas após um período vitorioso'.
"O desgaste que eu me refiro não é o desgaste do treinador com os jogadores. É que as pessoas, a partir de um determinado momento vitorioso no clube, começam a imaginar que as coisas andam sozinhas. Que as bicicletas pedalam sozinhos. Elas passam a acreditar muito na estrutura e menos nos profissionais. Pensam que qualquer um pode jogar lá, qualquer jogador pode vestir a camisa do clube ou qualquer técnico pode dirigir o time. Não pode", apontou Mano.
A declaração de Mano é curiosa, uma vez que pouco antes de sua saída, ainda na partida contra o River Plate, o jogo da volta, no Mineirão, Fred expressou publicamente a insatisfação com o treinador e o estilo de jogo proposto. Foi também conhecido o pensamento alinhado do comandante à diretoria. Mano Menezes deixou o Cruzeiro com uma péssima sequência de apenas uma vitória em 18 partidas.

Justificativas

