
Mesmo formato
Campeonato Mineiro 2021 vai manter formato da edição 2020
Novidade da última temporada, Troféu Inconfidência será mantido; Estadual começa na mesma semana do encerramento do Brasileirão

O Campeonato Mineiro 2021, marcado para começar em 28 de fevereiro, vai manter o formato da temporada 2020. Os 12 clubes da elite do futebol estadual disputam a primeira fase em turno único de pontos corridos em 11 rodadas, com os quatro primeiros colocados se classificando para as semifinais e as equipes entre a 5ª e 8ª posições, no Troféu Inconfidência.
Representantes das equipes se reuniram em videoconferência na tarde desta segunda-feira (14) com o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro. No Conselho Técnico, foram confirmadas as datas de 28 de fevereiro para o início do estadual e 23 de maio para a grande decisão. O início do Mineiro acontecerá apenas quatro dias depois da data agendada para a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em 24 de fevereiro. A Série B será encerrada em 30 de janeiro.
Na edição 2021, Pouso Alegre e Athletic, de São João Del Rei, serão as novidades, vindos do Módulo II como campeão e vice, respectivamente. O Pouso Alegre não disputa a primeira divisão desde 1992, enquanto o esquadrão de aço de São João Del Rei, só esteve na elite em 1970. As equipes ficam com as vagas de Tupynambás e Villa Nova, rebaixados na atual temporada.
América, Athletic, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Patrocinense, Coimbra, Cruzeiro, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT disputarão a próxima edição do Cmapeonato Mineiro.
A FMF informou após o Conselho Técnico que, caso ocorra a liberação de acesso de torcida aos estádios, o valor mínimo cobrado por ingressos será de 10 reais, mas ainda não há previsão para retorno do público. Além disso, os dirigentes definiram que não haverá limite para inscrições de atletas, mas os jogadores seguem sem poder atuar por duas equipes diferentes na edição do torneio.
Também foi mantida a disputa da Recopa Mineira, decisão do Campeão do Interior contra o Campeão do Troféu Inconfidência. A partida não ocorreu em 2020 em função da paralisação de quatro meses no calendário do futebol nacional pela pandemia de coronavirus. Tombense e Uberlândia farão a disputa em data a ser marcada no ano que vem.
---
Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Mesmo formato

