Carlos Andrei Siquara
09/11/19
03h00

'BH: A Cidade de Cada Um'

Adriane Garcia revisita Curral del Rei em livro de poesia

A poeta baseou-se em pesquisa historiográfica para criar textos em que traz à tona diferentes perspectivas sobre a construção de BH

Versos de Adriana Garcia mesclam história e ficção em torno da criação de Belo Horizonte — Foto: Arquivo Público de Belo Horizonte/Divulgação
Carlos Andrei Siquara
09/11/19 - 03h00

A poeta Adriane Garcia ancorou-se em uma pertinente pesquisa histórica para produzir o livro “Arraial do Curral del Rei: a Desmemória dos Bois”, que sai pela coleção “BH: A Cidade de Cada Um”, a ser lançado hoje, nos jardins internos do Palácio das Artes. Mas o resultado não é um livro historiográfico ou jornalístico, mas um tomo de poesias que vai celebrar os 15 anos do projeto coordenado e idealizado por José Eduardo Gonçalves.

Diferentemente dos volumes anteriores, que tratavam de um bairro ou espaço específico da capital, este, sublinha Adriane, aborda o próprio desenvolvimento da cidade, que substituiu o antigo Curral del Rei. “Nesse livro, eu me refiro ao próprio processo de criação de uma rua pública que alijou as pessoas dos seus lugares. Eu tento trazer à tona o olhar dos espoliados, dos excluídos a partir da chegada selvagem do capital, que sempre acaba impondo sua força sobre os mais fracos, que são obrigados a ceder”, completa ela.

Gonçalves destaca a importância do livro: “Os textos têm alta densidade poética e muita relevância política historiográfica”, frisa. 

Agenda
O quê. Adriane Garcia lança “Arraial do Curral del Rei: A Desmemória dos Bois”
Quando. Hoje, a partir das 10h30
Onde. Jardins internos do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro). Entrada gratuita.

 

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000