Duda Gonçalves
@eduardacg_
14/09/21
05h00

Cálculos

América reduz risco de rebaixamento à Série B após vitórias, mas segue em alerta

Coelho tem 21 pontos na tabela e vem de duas vitórias seguidas frente a Ceará e Athletico-PR

No primeiro turno, o América perdeu pontos significativos para os adversários diretos — Foto: Mourão Panda / América
Duda Gonçalves | @eduardacg_
14/09/21 - 05h00

O América conquistou importante vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR no último sábado (11), pela 20ª rodada do Brasileirão. Além dos três pontos somados, viu diminuir as chances de rebaixamento à Série B, principalmente, com relação aos seus concorrentes diretos.

O Coelho tem 21 pontos em 57 pontos possíveis, aproveitamento de 36,8%. Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, faltando 18 rodadas para o término da Série A, o Coelho tem 30,2% de probabilidade de rebaixamento. Na rodada passada, após a vitória sobre o Ceará, o cálculo era de 41% de chance de rebaixamento.

Para garantir a permanência na elite, o Coelho precisa chegar aos 45 pontos, número considerado de segurança. Para isto, o América precisa somar 24 pontos dos 57 restantes - time americano possui um jogo a menos, contra o São Paulo, válido pela 19ª rodada.

Neste momento da competição, segundo o departamento, outros cinco times têm mais chances de serem rebaixados do que o América: Chapecoense, Sport, Grêmio, Bahia e Santos, respectivamente. O Tricolor Gaúcho tem possibilidade de descenso de 40,5%, enquanto o Peixe tem 31%.

O América está na zona de rebaixamento, há apenas um ponto de diferença para o São Paulo, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Coelho pode sair da zona de rebaixamento, se vencer o Corinthians, e depender dos resultados dos adversários diretos. Vale lembrar que São Paulo e Sport tem um jogo a menos, enquanto o Grêmio tem duas partidas a serem realizadas.

O próximo confronto do Coelho será diante do Corinthians, no próximo domingo (19), às 18h15, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 21ª rodada. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000