20/10/20
16h13

Relação com as marcas

Clubes conseguem três vezes mais patrocínios do que rescisões na pandemia

Os clubes da Série A conseguiram 26 novos acordos e 11 extensões de parceria durante a pandemia; 11 contratos foram rescindidos ou suspensos no período

A Premium Saúde fechou patrocínio com o Atlético no último dia 15 de outubro — Foto: Premium Saúde/Divulgação
20/10/20 - 16h13

A pandemia do novo coronavírus obrigou os clubes a se reinventarem. Foram cerca de quatro meses sem futebol no país e mais três sem público nos estádios até aqui. Apesar das dificuldades, os times conseguiram firmar uma boa quantidade de parcerias no período.

Considerando apenas as equipes de Série A, o número de novos patrocínios assinados foi de 26 que, somado a outras 11 renovações, dá um total de 37 acordos. Em contrapartida, 11 contratos acabaram rescindidos ou foram suspensos nesse mesmo período. Na prática, a cada um patrocínio perdido, os clubes conseguiram, em média, outros três.

Novos contratos:
Atlético - Premium Saúde, Betsul e Intralot
Bahia - Zinzane
Botafogo - Eletromil e Zinzane
Ceará - Estadium Bet, Embracon e Servis Rastreamento
Corinthians - Galera Group e Positivo
Coritiba - Tintas Alessi, GT Consultoria e Britânia
Fortaleza - Brisanet e Servis Rastreamento
Flamengo - Banco de Brasília, Konami e Union Life
São Paulo - ISure
Santos - Oceano B2B e Grupo FoxLux
Sport - Minha casa financiada, Zaeli, Grupo FoxLux e Grupo Allo

Contratos renovados:
Atlético-GO - Unimed
Bahia - Casa de Apostas
Corinthians - ALE Combustíveis
Fluminense - TIM
Botafogo - TIM
Flamengo - TIM
Vasco - TIM
Goiás - Unimed
São Paulo - Banco Inter e MRV
Santos - Casa de Apostas

Contratos não renovados ou rescindidos:
Atlético-GO - Estadium Bet (supensão) e WAM (suspensão)
Botafogo - Azeite Royal
Corinthians - Marjosports
Coritiba - Marjosports
Flamengo - Banco digital Bs2 e Azeite Royal
Fluminense - Azeite Royal (suspensão)
Goiás - Marjosports e Philco (suspensão)
Vasco - Azeite Royal

Análise do mercado

Para o diretor de negócios da Feng Brasil, empresa especializada no segmento, André Monnerat, a pandemia fez com que os clubes criassem novas formas de levantar receitas. "Nunca houve uma paralisação tão longa de jogos e isso fez com que os departamentos dos clubes fossem obrigados a sair da zona de conforto e experimentar novos tipos de conteúdo em novos formatos, inclusive na ativação de patrocinadores. Algumas dessas iniciativas geraram resultados bem interessantes, mostraram que o torcedor tem o clube como parte de sua identidade mesmo quando ele não está em campo e está disposto a se engajar quando as ações são bem feitas e têm significado para ele", afirmou.

O fundador e CCO da agência de marketing esportivo Lmid, Gustavo Herbetta, espera que os clubes aproveitem essa oportunidade. "Acompanhamos uma série de anúncios de novos acordos e renovações, número bem acima da perda de contratos pelos clubes, aferida neste período de pandemia. Agora, com a volta dos competições mais acelerada, já está mais do que na hora de passarmos da fase da lamentação e aproveitarmos essa oportunidade única de agregarmos valor à entrega, unindo a visibilidade que as marcas ainda almejam e os altos índice de Ibope, com ativações e interações digitais", destacou.

Para o professor de marketing esportivo pela ESPM e especialista do mercado, Marcelo Palaia, as marcas entenderam que era momento de estreitar valores. "Ninguém rasga dinheiro, e a prova é que muitos patrocinadores resolveram investir ou renovar seus contratos, criando uma proximidade e uma relação de parceria não apenas com o clube, mas também com o torcedor, que no futuro vai enxergar essa aporte. Do outro lado, o clube se viu desafiado em criar novas estratégias de ativação", analisa.

Chuteiras e Gravatas

Chuteiras e Gravatas

Thiago Nogueira é repórter do Super FC e escreve sobre política, finanças, direito, marketing, patrocínios, televisão, games e tudo o que movimenta os bastidores do futebol.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000