Thiago Nogueira
15/01/21
20h27

Bastidores políticos

Eleição de Pacheco à presidência do Senado pode acelerar PL do clube-empresa

Senador mineiro é considerado favorito ao posto; ele é autor de um dos projeto sobre clube-empresa e a expectativa é que o texto volte a tramitar em março

Senador mineiro Rodrigo Pacheco em visita ao Mineirão — Foto: Cristiane Mattos/ O Tempo
Thiago Nogueira
15/01/21 - 20h27

O senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é considerado favorito na eleição à presidência do Senado, prevista para 2 de fevereiro. A escolha do parlamentar pode acelerar a tramitação de projetos de lei que tratam do clube-empresa.

A discussão ficou comprometida devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, que já discutiu o assunto com Pacheco, o Projeto de Lei (PL) 5516/2019, de autoria do próprio senador, já pode voltar a caminhar a partir de março. Em crise financeira, a Raposa tem o interesse em migrar para o modelo.

O PL chegou a passar por algumas comissões mas, desde maio do ano passado, está parado. Paralelamente, um outro projeto de lei, o 5082/2016, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro, seguiu para o Senado mas também está parado.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), ao projeto inicial, do ex-deputado Otavio Leite (RJ) e do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Há, no entanto, um entendimento entre as duas casas, para reunir as duas propostas numa só. A proposta do senador Rodrigo Pacheco cria a chamada Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Já o PL do deputado Pedro Paulo – que se licenciou recentemente do cargo para assumir uma secretaria na Prefeitura do Rio – não cria a figura da SAF mas tem ideias em comum, como vantagens tributárias e renegociação de dívidas.

Rodrigo Pacheco, apoiado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai concorrer à presidência do Senado contra Simone Tebet (MDB-MS). Pacheco é considerado favorito por costurar 41 votos neste momento, mais três senadores do PSDB. Para ser eleito, ele precisa justamente do apoio de 41 dos 81 senadores.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Chuteiras e Gravatas

Chuteiras e Gravatas

Thiago Nogueira é repórter do Super FC e escreve sobre política, finanças, direito, marketing, patrocínios, televisão, games e tudo o que movimenta os bastidores do futebol.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000