Bastidores políticos
Eleição de Pacheco à presidência do Senado pode acelerar PL do clube-empresa
Senador mineiro é considerado favorito ao posto; ele é autor de um dos projeto sobre clube-empresa e a expectativa é que o texto volte a tramitar em março
O senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é considerado favorito na eleição à presidência do Senado, prevista para 2 de fevereiro. A escolha do parlamentar pode acelerar a tramitação de projetos de lei que tratam do clube-empresa.
A discussão ficou comprometida devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, que já discutiu o assunto com Pacheco, o Projeto de Lei (PL) 5516/2019, de autoria do próprio senador, já pode voltar a caminhar a partir de março. Em crise financeira, a Raposa tem o interesse em migrar para o modelo.
O PL chegou a passar por algumas comissões mas, desde maio do ano passado, está parado. Paralelamente, um outro projeto de lei, o 5082/2016, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro, seguiu para o Senado mas também está parado.
O texto aprovado é um substitutivo do relator, o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), ao projeto inicial, do ex-deputado Otavio Leite (RJ) e do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).
Há, no entanto, um entendimento entre as duas casas, para reunir as duas propostas numa só. A proposta do senador Rodrigo Pacheco cria a chamada Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Já o PL do deputado Pedro Paulo – que se licenciou recentemente do cargo para assumir uma secretaria na Prefeitura do Rio – não cria a figura da SAF mas tem ideias em comum, como vantagens tributárias e renegociação de dívidas.
Rodrigo Pacheco, apoiado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai concorrer à presidência do Senado contra Simone Tebet (MDB-MS). Pacheco é considerado favorito por costurar 41 votos neste momento, mais três senadores do PSDB. Para ser eleito, ele precisa justamente do apoio de 41 dos 81 senadores.
---
Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Chuteiras e Gravatas
Thiago Nogueira é repórter do Super FC e escreve sobre política, finanças, direito, marketing, patrocínios, televisão, games e tudo o que movimenta os bastidores do futebol.

