09/11/20
07h30

Presença digital

Galo é o clube que mais faz postagem nas redes sociais no mundo; Cruzeiro é o 7º

Levantamento da Sports Value, em parceria com a startup Zeeng, traçou o engajamento dos clubes na Europa e na América Latina entre julho e setembro; confira detalhes

Atlético e Cruzeiro potencializaram seus conteúdos nas diversas redes sociais — Foto: Editoria de Arte/O Tempo
09/11/20 - 07h30

Um estudo da Sports Value, em parceria com a startup Zeeng, mediu a eficiência de clubes europeus e latino-americano nas redes sociais entre os meses de julho e setembro deste ano. A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital em todo o mundo, o que impactou diretamente nas redes sociais das equipes. Clique aqui e veja o estudo completo.

Globalmente, o Liverpool se destaca, ao ultrapassar o Barcelona em interações (449 milhões contra 434 milhões). Fora os times europeus, chama a atenção a força do Flamengo, com 167 milhões de interações totais, o nono do mundo. O River também é um time superengajado, mesmo sem jogos no Campeonato Argentino.

A pedido da coluna, o consultor de gestão e marketing esportivo Amir Somoggi, sócio-diretor da Sports Value, fez uma análise do desempenho de Atlético e Cruzeiro, que aparecem nos rankings. A dupla mineira não aparece no top 20 mundial de interações totais, mas têm participação significativa na América Latina, puxada por determinadas redes sociais.

Com 26 milhões de interações no período, o Galo é o 22º no mundo e o oitavo na América Latina. Já o Cruzeiro, com 11 milhões de interações, ocupa o 35º lugar no ranking mundial e o 17º numa comparação Latam.

"O Atlético e o Santos são dois exemplos de clubes que, com menos torcedores, estão fazendo um bom resultado nas redes sociais. Claro, um vai para o Twitter, perde um pouquinho no Instagram, Facebook, depende do clube", explica Somoggi.

O Twitter é, sem dúvida, a rede social preferida do atleticano, com 4 milhões de interações totais nesses três meses considerados. O Galo é o 11º no Twitter, a frente de Real Madrid, Corinthians, River e Bayer de Munique.

"O Twitter é muito dinâmico. O atleticano e o santista estão muito presentes nessa velocidade que o clube dá nessa rede social. Entretanto, o Twitter é menos comercial. Você vê que os engajamentos pelo mundo está no Instagram. O Twitter, na minha opinião, tem que ser entrega para patrocinador", explica Somoggi.

Quantidade de postagens

A equipe de comunicação do Atlético tem apostando muitos conteúdos diariamente. O Galo, inclusive, lidera no chamado "Share of Voice", o índice que representa o quanto os times postaram nas redes sociais no último trimestre.

Segundo o estudo, foram 5.000 publicações no período. O Santos fez 4.400 postagens. "O Atlético e o Santos produzem muita coisa e isso está dando resultado para eles. Podia ser mais, em termos de qualidade de posts. Eles publicam muita quantidade e não dá para ter qualidade o tempo todo, mas é indiscutível a eficiência deles", pondera o especialista.

O Cruzeiro também publicou muito conteúdo entre julho e setembro. Foram 3.900 postagens, o sétimo do mundo. Para Somoggi, o caso cruzeirense é mais específico, porque envolve uma fase ruim, o que também provoca muita interação.

"O Cruzeiro sim (é reflexo) da fase ruim e, também, na minha opinião, da volta do futebol. A volta do futebol no meio da pandemia não aconteceu na Argentina, mas aconteceu no Brasil. O Cruzeiro, por exemplo, está melhor que um time colombiano, argentino ou uruguaio também porque teve futebol. Mas também pelo tamanho de sua torcida. A torcida do Cruzeiro é bem grande na rede social", pondera Somoggi.

O pior time do mundo

Conhecido como o "pior time do mundo", o Ibis, de Pernambuco, apresenta um gigantesco índice de engajamento no Twitter. Usando-se do bom humor, seu poder de engajamento é fora do normal. O Íbis publicou apenas 29 tuítes entre julho e setembro, que atingiram 342 mil interações.

No início de outubro (já fora do recorte desta pesquisa), o Ibis tirou sarro da fase do Cruzeiro, o convidando para a disputa do título de pior time do mundo, em resposta a uma fala do presidente Sérgio Santos Rodrigues.

Chuteiras e Gravatas

Chuteiras e Gravatas

Thiago Nogueira é repórter do Super FC e escreve sobre política, finanças, direito, marketing, patrocínios, televisão, games e tudo o que movimenta os bastidores do futebol.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000