Daniel Ottoni
@dottoni
05/04/21
17h34

Tecnologia sustentável

CBMM amplia participação no automobilismo com presença no Rally dos Sertões

Evento contará com iniciativas de proteção ao meio ambiente como categorias para carros híbridos e outra para movidos a etanol

Rally dos Sertões chega, em 2021, a sua edição de número 29 — Foto: Sanderson Pereira
Daniel Ottoni | @dottoni
05/04/21 - 17h34

O mundo do automobilismo vai se acostumando com a presença da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), empresa mineira de Araxá, responsável pela produção do nióbio, material que favorece tecnologias sustentáveis.

Depois de marcar presença na engenharia da Fórmula E e também da Extreme E, chega a vez de um novo destaque, agora no cenário nacional. A empresa firmou parceria com o Rally dos Sertões, que tem a pretensão de ser chamado de rali da sustentabilidade. 

O know how da CBMM permitiu que a edição de 2021, que acontecerá, pela primeira vez, somente na região Nordeste do Brasil, conte com teste de veículo híbrido desenvolvido pela equipe Giaffone Racing. A meta do evento é estrear a categoria híbrida em 2022, ano da 30ª edição do Sertões. Com 10 dias de duração e 5 mil km a serem percorridos, a 29ª edição do maior rali das Américas tem largada prevista para o dia 13 de agosto no Rio Grande do Norte.

“O Sertões é o maior rali das Américas e estamos em busca de ser um evento cada vez mais sustentável. Este ano será uma edição inovadora pois, além de zerarmos o carbono de toda a prova, celebramos a entrada de parceiros estratégicos como a CBMM, que vão nos ajudar no processo de eletrificação do Sertões", destaca Joaquim Monteiro de Carvalho, CEO do Sertões. 

A Giaffone Racing contará com veículos pioneiros, que contam com nióbio em suas estruturas, o que garante mais resistência, leveza, potência e economia de combustível.

“Temos tradição no desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis por meio de grandes projetos que envolvem o automobilismo. Encontramos no Sertões uma grande sinergia com nossa estratégia de investir em ações multiplataformas, que agregam inovação e
legado socioambiental", analisa Giuliano Fernandes, Head de Marketing e Comunicação da
CBMM.

O Sertões entra, neste ano, como iniciativas sustentáveis como a neutralização da pegada de carbono por meio da plataforma Moss Earth.

Outras novidades são duas novas categorias: uma para carros híbridos e outra para veículos movidos a etanol. A tecnologia usada de forma responsável parece ser um caminho sem volta para o Sertões, que já pensa em fazer uma competição com veículos 100% elétricos. 

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Esportivamente

Esportivamente

Daniel Ottoni é repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, do portal Super.FC e da rádio Super. Com experiência de cobertura em Copa do Mundo, Olimpíada e Mundiais de vôlei, tem uma predileção por bastidores e lado B. Por aqui, espaço para os esportes que têm uma religião chamada futebol como concorrente em muitos momentos.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000