Daniel Ottoni
@dottoni
13/04/21
12h06

Entrevista

COB redobra atenção com doping com Jogos de Tóquio batendo na porta

Christian Trajano, gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB, fala sobre ações da entidade para reforçar o combate ao uso de substâncias proibidas

Controle de doping durante a pandemia segue as mesmas recomendações das Autoridades de Saúde quanto a distanciamento, aglomeração, uso de EPIs e higienização dos materiais — Foto: Divulgação - COB
Daniel Ottoni | @dottoni
13/04/21 - 12h06

A proximidade dos Jogos Olímpicos exige um bom planejamento envolvendo toda a preparação do Time Brasil que estará em Tóquio. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) mostra ter uma atenção especial com o assunto doping para evitar qualquer imprevisto e deixar seus atletas bem informados sobre seus deveres, direitos e obrigações para chegarem em condições favoráveis de saúde e no âmbito legal para um dos maiores desafios de suas carreiras. 

A pandemia fez com que novos cuidados fossem sugeridos, com outros riscos aparecendo e sendo de obrigação de cada um fazer sua parte e informar às autoridades competentes possíveis contatos com contaminados. 

Abaixo, entrevista com Christian Trajano, gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB, enviada pela entidade e replicada, aqui, na íntegra. 

Faltando apenas 100 dias para os Jogos, como é a atuação da área de Prevenção e Educação ao Doping junto aos atletas brasileiros? Como será na Missão Tóquio 2020?

O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Em outubro de 2018, a entidade implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping e, com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Trabalhamos na disponibilidade de acesso direto à Área, através de nosso portal no site do COB, telefones e WhatsApp. Desenvolvemos um conjunto de conteúdos em vídeo com o auxílio da Agência Internacional de Testes que será distribuído para os atletas através de uma playlist. Atuamos como tradutores para o Português do programa de educação antidoping da World Rugby, que estará acessível para todos os atletas, independentemente de modalidade. Em Tóquio, teremos o espaço Esporte Seguro e um canal de comunicação direta para dúvidas; além de toda a equipe de saúde que está preparada para atender aos atletas com todos os cuidados relativos ao uso de substâncias e métodos proibidos.

Vale lembrar que, no Brasil, a entidade que determina e realiza os Testes de Controle de Doping, realiza a Gestão de Resultados de uma análise positiva e encaminha o caso para julgamento na Justiça Antidopagem, é a ABCD.

O que mudou no controle de doping durante a pandemia?

O controle de doping durante a pandemia segue as mesmas recomendações das Autoridades de Saúde quanto a distanciamento, aglomeração, uso de EPIs e higienização dos materiais. O atleta segue responsável por tudo que entra em seu corpo, e deve estar disponível para testes em qualquer lugar, a qualquer hora. Os oficiais de controle de doping são monitorados quanto ao seu estado de saúde e os atletas devem informar o seu estado de saúde e das pessoas em seu convívio. Caso algum dos envolvidos em um controle de doping der positivo para Covid-19 nos dias subsequentes ao Teste, todos são informados para cumprir as medidas de isolamento e os cuidados que devem tomar durante a evolução da infecção.

Na última sexta-feira, 9 de abril, foi o Dia do Jogo Limpo. O que significa jogar limpo e quais as consequências de burlar as regras?

Jogar limpo é respeitar a si, a seu adversário e, principalmente, as gerações futuras que têm no atleta olímpico um modelo a ser seguido. O Doping é fundamentalmente contrário aos Valores Olímpicos. Aquele que cometer uma violação da regra antidoping poderá ser afastado do esporte, perder patrocínios, premiações, medalhas conquistadas enquanto burlava as regras; além, é claro, de ter sua imagem maculada e associada ao doping.

Uma das questões que estão sendo levantadas ultimamente, principalmente pela entrada de esportes como o skate, o surfe e a escalada, que tem um estilo de vida própria, é a questão das substâncias de abuso. Como a WADA está vendo essa questão?

Em 2021, a Lista Proibida traz a indicação de “Substâncias de Abuso”, substâncias que são comumente abusadas na sociedade, fora do contexto do esporte. Essas substâncias são, em 2021, o THC (maconha), a heroína, a cocaína e o MDMA (Ecstasy).

Todas essas substâncias seguem proibidas, em todos os esportes, no período em competição. Se o atleta testar positivo para alguma delas, num teste realizado em competição, e puder comprovar que o uso foi fora do contexto esportivo, poderá ter a pena reduzida para três meses. Este é o entendimento de toda a comunidade antidoping mundial, que foi harmonizado pela WADA no novo Código Mundial Antidoping de 2021. 

O esporte olímpico do Brasil já tem uma cultura antidoping?

Sim, o movimento olímpico brasileiro está amadurecido e responsável. Assim como no resto do mundo, a imensa maioria dos atletas olímpicos jogam limpo, respeitam e compreendem os valores do esporte e entendem o seu papel na sociedade, que é inspirar as futuras gerações a seguir um caminho de integridade onde não há espaço para trapaça. 

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Esportivamente

Esportivamente

Daniel Ottoni é repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, do portal Super.FC e da rádio Super. Com experiência de cobertura em Copa do Mundo, Olimpíada e Mundiais de vôlei, tem uma predileção por bastidores e lado B. Por aqui, espaço para os esportes que têm uma religião chamada futebol como concorrente em muitos momentos.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000