Daniel Ottoni
@dottoni
10/11/20
09h36

Luto

Perda de Tunico Maciel deixa lacuna irreparável no mundo das motos do Brasil

Piloto de Lavras, de 26 anos, sofreu grave acidente durante Rally dos Sertões e foi homenageado por quem teve o privilégio do seu convívio

Tunico irradiava boa energia por onde passava — Foto: Gustavo Epifânio
Daniel Ottoni | @dottoni
10/11/20 - 09h36

Sigo sem acreditar que Tunico Maciel se foi. A ficha não caiu. Mesmo sem ter o privilégio de tê-lo entrevistado pessoalmente, a gente acaba se sentindo próximo, de alguma forma. Certamente pelo fato dele ser mineiro de Lavras e representar tão bem o Estado nas provas de rally. Seus resultados nos últimos anos mostravam seu potencial para ser considerado uma referência. 

Tunico sofreu queda na última etapa do Rally dos Sertões, quando corria em busca da liderança. Ele havia acabado de conquistar o bicampeonato do Brasileiro de Rally Cross Country, que acontecia paralelamente. 

Tomei um susto quando recebi a notícia do seu acidente, não imaginava que tinha sido tão grave. A informação da sua morte veio como um soco no estômago. 

Logo imaginei em todos que eram próximos dele, de verdade. Pilotos, funcionários da equipe Honda, que defendia desde 2015, amigos, familiares. Se eu que não o conhecia, estava em choque, imaginava quem o tinha presente diariamente?

Tunico era uma das grandes revelações do país. Com apenas 26 anos, já tinha sido bicampeão do Sertões e mostrado alto nível para competir dentro e fora do Brasil. A postagem de uma das assessoras da Honda, mostrando imagens de bastidores, faz a notícia ser ainda mais difícil de ser encarada. 

Uma perda como essa nunca será reparada, Tunico vai deixar uma lacuna eterna. Ele ainda tinha tanto para correr e conquistar. Pra aumentar a dor, era um daqueles caras alto astral, de energia boa e que transmitia esse sentimento por onde passava.

Abaixo, alguns depoimentos enviados pela equipe Honda para termos uma noção de quem nos deixa. Vai com Deus, Tunico. Você cumpriu muito bem sua missão, deixou ótimos exemplos por aqui e vai fazer muita falta. 

Dário Júlio, chefe da equipe Honda Racing

“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Eu perdi um filho, um menino que conheci e vi que tinha potencial. Muito mais do que eu imaginava. Sobre o piloto Tunico, o que tenho a dizer é que ele foi muito dedicado, buscava sempre melhorar em tudo, um guerreiro, um campeão. Não foi à toa todos esses títulos conquistados na carreira. Sobre a pessoa Tunico, um cara apaixonado pela vida, família e amigos. Um garoto com um coração gigante, puramente verdadeiro, do qual eu tive a honra de conviver nos últimos cinco anos”.

Bissinho Zavati, campeão da classe Moto 2 no Sertões 2020 e companheiro de equipe de Tunico 

“Estou triste demais em perder uma pessoa como o Tunico, meu companheiro de equipe. A gente sempre se deu muito bem. É uma verdadeira família nosso time de rally. É muito ruim saber que não teremos mais o Tunico com as brincadeiras dele, com a nossa diversão do dia a dia. Eu torcia demais pelos resultados dele. Uma pessoa incrível, era o meu vizinho de quarto no motorhome. Estava toda hora ali, um ao lado do outro. É muito difícil acreditar o que está acontecendo nesse momento”.

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Estamos todos arrasados com a precoce partida.  Perdemos um irmão. Tunico carregava o maior coração do mundo e um sorriso gigante e acolhedor. Era o tipo de pessoa que ligava em casa para lembrar de um aniversário ou só para saber se estávamos bem. Um cara eterno.”

Esportivamente

Esportivamente

Daniel Ottoni é repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, do portal Super.FC e da rádio Super. Com experiência de cobertura em Copa do Mundo, Olimpíada e Mundiais de vôlei, tem uma predileção por bastidores e lado B. Por aqui, espaço para os esportes que têm uma religião chamada futebol como concorrente em muitos momentos.

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000