Daniel Ottoni
@dottoni
25/02/21
07h06

Reconhecimento

Rally dos Sertões: condutores dos carros de apoio de olho em prêmio de 20 mil

Iniciativa quer valorizar trabalhos dos envolvidos que contribuíram com menor custo de manutenção dos veículos e maior segurança da prova

Tecnologia foi usada nos veículos L200 Triton Mitsubishi Motors — Foto: Divulgação
Daniel Ottoni | @dottoni
25/02/21 - 07h06

A iniciativa do Rally dos Sertões, de monitorar e fazer acompanhamento, em tempo real, dos seus veículos de apoio, teve resultados positivos na segunda vez em que o projeto foi colocado em ação. Os organizadores da prova já têm em mãos os dados coletados, que serão apresentados no próximo dia 1º de março, quando os cinco pilotos de melhor desempenho nos critérios estabelecidos, receberão premiação total de R$ 20 mil. 

A análise dos ganhadores será feita com base na comparação de relatórios que apontam os dados obtidos ao longo do trajeto, como uso do cinto de segurança, freadas bruscas, aceleração, quantidade de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro, e o custo de manutenção do veículo após o evento.

Novamente, a ideia teve suporte da Smart Driving Labs (SDL), empresa de soluções e análise de dados para o setor automotivo, que foi responsável pela tecnologia instalada na frota da organização do evento. A ideia foi garantir a segurança da prova. O Rally teve duração de sete dias com início no dia 30 de outubro de 2020 em São Paulo e encerramento no dia 7 de novembro em Barreirinhas (MA). 

Os dados analisados mostraram que 99% dos motoristas utilizaram cinto de segurança e houve redução de 53% na média de acelerações bruscas. 

“Os dados coletados não só apontaram novamente para uma condução mais segura como reduziram significativamente o custo de manutenção dos veículos”, comenta Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.

“Conseguimos, através da parceria com a Smart Driving, proporcionar mais segurança para nossas equipes técnicas, ambiental, carros de abastecimento das aeronaves e equipe de imagens. O sistema permite monitorarmos os veículos, saber onde cada um está, acompanhar o seu desempenho e caso aconteça algum problema, é possível acionar imediatamente um socorro. Além da redução nos custos com manutenção dos veículos”, explica Fernando Garcia, produtor do evento.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Esportivamente

Esportivamente

Daniel Ottoni é repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, do portal Super.FC e da rádio Super. Com experiência de cobertura em Copa do Mundo, Olimpíada e Mundiais de vôlei, tem uma predileção por bastidores e lado B. Por aqui, espaço para os esportes que têm uma religião chamada futebol como concorrente em muitos momentos.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000