Frederico Jota
@FredericoJota
22/02/21
20h49

Frederico Jota

Sampaoli no Galo: bom ou mau negócio?

Argentino deixa o clube após alternar momentos de bom futebol com atuações pouco inspiradas e a sensação de que poderia ter feito algo mais

Sampaoli manteve o Galo no G-4 do Brasileirão em toda a competição — Foto: Bruno Cantini / Atlético
Frederico Jota | @FredericoJota
22/02/21 - 20h49

Jorge Sampaoli já é passado no Atlético. Cercado de muita expectativa, o argentino chegou a empolgar a torcida em alguns momentos de sua passagem pelo clube, mas sai do Galo deixando uma sensação de que poderia ter deixado algo mais. Na minha avaliação, a passagem dele foi positiva, apesar do gostinho amargo para a torcida, que sonhou com a conquista do Brasileirão.

Sampaoli cometeu erros, sim, mas também muitos acertos. No balanço final, uma campanha no Brasileirão toda dentro do G-4, a vaga na fase de grupos da Libertadores e um futebol envolvente em boa parte da competição, além de ter conquistado o Campeonato Mineiro.

Depois de um início de ano claudicante, quando foi eliminado pelo Afogados da Copa do Brasil e pelo Unión, na Sul-Americana, o cenário atleticano não era dos mais agradáveis. A chegada de Sampaoli trouxe esperança de um futebol melhor e, claro, de títulos, ainda mais pelo fato de ter um time recheado por boas contratações.

Como em qualquer outro trabalho, alguns reforços não funcionaram e o time mostrou um ataque mais poderoso do que sua retaguarda, normalmente exposta e com jogadores mais lentos, o que sempre causava problemas. 

Com um alto percentual de posse de bola na maioria dos jogos e eficiente em boa parte do campeonato, com um ataque veloz e fatal, o time de Sampaoli termina o Brasileirão com partidas nas quais foi muito previsível, pouco criativo e desperdiçando várias chances de vitória, inclusive contra times que estavam na parte de baixo da tabela.

Se brilhou em alguns momentos, falhou em outros, decisivos, o que custou o título brasileiro. Começou a implantar um estilo de jogo que poucos adotam no Brasil, mas vai deixar no ar a sensação de que poderia fazer mais, até mesmo pelo fato de que sai ainda com o contrato em vigor, o que também dá a sensação de que poderia ter entregue um pacote mais completo.

Por ter criado uma expectativa grande e sair sem o sonhado título brasileiro, fatores aliados ao perfil irritadiço, Sampaoli não vai deixar saudades na torcida. Torcida essa que não conseguiu acompanhar em campo o trabalho do argentino e que agora espera por um treinador capaz de ajustar um time cheio de bons jogadores em uma equipe campeã.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Frederico Jota

Frederico Jota

Editor de Esportes dos jornais O TEMPO, Super Notícia e Portal SuperFC

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000