Frederico Jota
@FredericoJota
20/10/20
14h37

Frederico Jota

Tottenham na Amazon: por que é tão boa a série sobre os Spurs?

Série All or Nothing sobre o clube de Londres expõe problemas, revela bastidores tensos e mostra um lado pouco visto do futebol

Mourinho é o principal protagonista da série sobre o Tottenham Hotspur — Foto: Divulgação Amazon Prime
Frederico Jota | @FredericoJota
20/10/20 - 14h37

A série "All Or Nothing", consagrada pela Amazon, mostra os bastidores de um clube, com detalhes e imagens raras e muita, muita coisa que acontece nos bastidores, que cada vez mais estão distantes dos torcedores. Até aí, nenhuma novidade nessa descrição, mas qual o motivo de a série sobre o Tottenham estar chamando tanto a atenção? Qual o seu diferencial? Os capítulos sobre os Spurs, que ficaram disponíveis para o público brasileiro recentemente, são os que, talvez, mais expuseram as entranhas de um clube. Não é o primeiro clube de futebol inglês a ser retratado dessa forma. O Manchester City, de Pep Guardiola, abriu as portas também com produção de primeiro nível, imagens exclusivas e muitos bastidores, mas quando a temporada termina com conquistas, como no caso do City, o clima sempre fica mais leve. Já o 2019/20 do Tottenham não foi tão suave assim e, por isso, a série, em sua primeira temporada, expõe muitas mazelas e dificuldades, o que humaniza bastante o material.

O Tottenham chegou em 2019/20 como vice-campeão europeu, com um espetacular novo estádio, um treinador jovem e de extremo talento (Pochettino) e uma equipe entrosada, pronta para conseguir quebrar um jejum de títulos que vem desde 2008. Mas o que se viu, na prática, foi bem diferente. Um início confuso, com derrotas humilhantes, uma campanha fraca na Premier League, oscilante na Champions League e a surpreendente demissão de Pochettino. Seu substituto? José Mourinho. O português multicampeão, mas com a carreira na descendente, se transforma na estrela da companhia e da série - e até ameniza bastante a imagem de turrão ou de marrento que costuma acompanhar o treinador.

As imagens espetaculares do moderno centro de treinamento dos Spurs são recheadas por frases de efeitos de Mourinho, as tomadas únicas dos jogos também são permeadas por discussões entre os jogadores, lamentações e incredulidade diante de uma temporada marcada mais uma vez pela ausência de títulos. As dificuldades não foram poucas. As contusões de jogadores importantes, como Kane e Son, as contratações que ainda não renderam o esperado (Ndombele), as eliminações das copas e da Champions League e a luta desesperada para chegar ao sexto lugar da Premier League são contadas de maneira muito direta e, por mais que todos saibam que estão sendo filmados, não tem muito teatro.

A temporada que já era difícil se tornou ainda mais diferente por causa da pandemia do novo coronavírus e é muito interessante ver as mudanças na rotina do clube, tanto no momento em que os jogadores não frequentaram o centro de treinamento como no retorno aos estádios sem público - e, consequentemente, com menos dinheiro em caixa pela ausência da bilheteria. Uma série de problemas em uma temporada atípica dá essa sensação de acolhimento por parte do espectador. As imagens, espetaculares, valem a pena serem vistas e revistas. O protagonismo de Mourinho e sua sinceridade rasgada são capítulos que merecem serem degustados. A mudança brusca com a chegada da pandemia transforma a série em um documento de nossos tempos. Mais atual, original e direto impossível. Imperdível.

Frederico Jota

Frederico Jota

Editor de Esportes dos jornais O TEMPO, Super Notícia e Portal SuperFC

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000