Serginho do Vôlei
03/04/21
03h00

Serginho do Vôlei

Engana-se quem acha que as meninas do Minas irão entregar os pontos

Saque, passe e bloqueio fizeram a diferença na estatística do primeiro jogo decisivo entre Minas e Praia, e hoje tem novo capítulo para decidir ou adiar o destino da Superliga feminina

Serginho do Vôlei
03/04/21 - 03h00

Saque, passe e bloqueio! Esses três fundamentos fizeram a diferença na estatística no primeiro jogo decisivo da Superliga feminina, entre Minas e Praia. Quem saca bem, geralmente, bloqueia bem, vale ressaltar. A linha de passe do Praia terminou a partida com números expressivos em eficiência, pela qualidade das atletas e a pouca pressão exercida pelo Minas no jogo. 

Essa é uma análise fria que deve ser levada em consideração, porém, nem sempre é fator preponderante. Equilíbrio? Teve pouco equilíbrio! Agora que estou do lado de cá, penso exatamente como vocês, quero ver só jogo 3 a 2 terminando com diferença de dois pontos em todos os sets, com emoção, o famoso teste para cardíaco. 

Entendo cada vez mais a força coletiva do voleibol e raramente comento sobre um atleta como personagem principal e autor da vitória. Estudar e ler o jogo, conseguir executar dentro da partida, alterar os planos durante o confronto. Vôlei é um xadrez com bola. A percepção dos atletas conta pontos preciosos nessa linha tênue. Quem está melhor no jogo? Quem está melhor no momento? Como o adversário está se comportando? Por aí dividimos os “apaixonados” e os “entendidos”.

Missão duríssima para os técnicos e suas comissões na reta final. Por algumas vezes escutei esta frase no vestiário e saí vencedor da partida: “Fulano vai fazer 30 pontos no jogo, mas, se os demais não fizerem dez, nós vamos ganhar”! Era obediência tática e medalha no bolso. Esse técnico diria que a ponteira de Uberlândia, em hipótese alguma, poderia fazer 14 pontos. Michelle destoou positivamente e desequilibrou o confronto. Explico o motivo, ela é teoricamente uma ponteira passadora que tem função específica de equilibrar a recepção e a defesa. Esse é o grande desafio dela. No passe, foram incríveis 85% de eficiência. No primeiro jogo, brilhou onde é improvável: no ataque. Por competência e estratégia do Minas em focar as atletas que fazem mais pontos, normal. 
 

Detalhes importantes. Paulo Coco foi feliz em deixar a gigante Martinez bloquear na entrada de rede incomodando a rotatividade das meios minastenistas. Nesse jogo, especificamente, o Minas teve dificuldade pelas extremidades, e, automaticamente, o time de Uberlândia deu mais atenção ao meio, grande desafogo durante a temporada. Alguns bloqueios duplos e até triplos no meio demonstraram a atenção do Praia. 
Engana-se quem acha que as meninas do Minas irão entregar os pontos. Equipe competente, coesa, bem treinada e com sangue nos olhos, com certeza, digeriu a derrota do primeiro jogo com algumas reuniões de vídeo e poucos acertos dentro de quadra. Reta final não se treina muito, é hora de poupar energia nos treinos e investir na estratégia. 

Hoje teremos mais um capítulo, que poderá decidir ou adiar o destino da Superliga feminina. 
Para fechar com chave de ouro, que tal um quarteto de Minas Gerais transmitindo o jogo entre as duas equipes do Estado para todo o Brasil? Vou além, imagina um narrador, dois comentaristas e um repórter em quadra, todos mineiros! O regulamento não permite que árbitros mineiros apitem, sendo assim vou sugerir uma árbitra que tem dado show na condução dos jogos: a carioca Débora Santos. 

Em breve estaremos nas arquibancadas torcendo novamente. O esporte sem torcida não tem o mesmo brilho. Valeu, pessoal, se cuidem!

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000