Recuperar Senha
Fechar
Entrar
Tcho
A eliminação do Atlético para o Botafogo, na Copa do Brasil de 2007, ficou marcada pelo pênalti não marcado sobre Tchô (foto)
Foto: PEDRO VILELA/O TEMPO
Enviar por e-mail
Imprimir
Felippe Drummond Neto | @SuperFC
17/05/18 - 08h17

Com as recentes eliminações do Atlético da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, respectivamente para San Lorenzo-ARG e Chapecoense, o time alvinegro viverá algo que aconteceu em 2007 e 2012: ter apenas o campeonato brasileiro para disputar no segundo semestre.

Porém, nas duas últimas vezes que isso ocorreu, o clube teve resultados distintos. Por isso, a dúvida é, em qual desses anos que o time atual irá se inspirar? 

O ano de 2012 entrou para a história do time graças a chegada de Ronaldinho Gaúcho. Porém, o jogador só foi contratado em junho, quando o time já havia sido eliminado da Copa do Brasil, para o Goiás. E, assim com em 2018, o time saiu da competição nacional, nas oitavas de final.

Já em 2007, o Galo havia retornado à elite nacional no ano anterior, o Atlético só disputou três competições durante toda a temporada: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O Galo foi eliminado da Copa do Brasil, no mês de maio, e com isso só lhe restou o Campeonato Brasileiro para o restante do ano.

Naquele ano, o time acabou eliminado da competição nacional pelo Botafogo, nas quartas de final. Após um empate por 0 a 0, em Belo Horizonte, o time mineiro foi derrotado pelo carioca, no Maracanã, por 2 a 1, na polêmica partida que ficou marcada pelo pênalti não assinalado, por Carlos Eugênio Simon, em cima de Tchô.

Mas as coincidências param por aí, em 2007, o time foi campeão estadual sobre o arquirrival Cruzeiro, com direito ao histórico gol do centroavante Vanderlei, que na goleada por 4 a 0, no primeiro jogo da final do Mineiro, chutou a bola para o gol, enquanto Fábio estava de costas para o lance.

Brasileirão. Já que citamos os dois anos, vale a lembrança de como foi o desempenho do Atlético no Brasileirão. No conturbado anos de 2007, o Galo fez uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro, terminando na oitava colocação, com 55 pontos conquistados, o que na época garantiu uma vaga na Copa Sul-americana de 2008.

Já em 2012, o time foi vice-campeão brasileiro. Após a chegada de R10, o time engrenou e brigou rodada a rodada com o Fluminense, pelo título nacional, terminando com 72 pontos. No torneio nacional deste ano, o Atlético teve bom começo. O time é o terceiro colocado, com dez pontos.

La Décima. De quebra, a eliminação do Atlético diante da Chapecoense foi a décima do time nas oitavas de final da Copa do Brasil, em 29 participações. Está e a fase em que o time alvinegro mais vezes caiu na competição que começou a ser disputada em 1989.

 

avatar
Li e aceito os termos de utilização
Cadastre-se para poder comentar
Fechar

Última esperança

Atlético revive 2007 e 2012 e só terá o Brasileirão no segundo semestre
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório