Gabriel Moraes
@gabrieumoraes
20/10/21
05h00

Copa do Brasil

Atlético não tem retrospecto favorável diante do Fortaleza; veja números

Em contrapartida, últimos confrontos mostram leve superioridade do Galo

Último jogo foi em setembro, pelo Brasileirão — Foto: Pedro Souza / Atlético
Gabriel Moraes | @gabrieumoraes
20/10/21 - 05h00

O Atlético enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), pela ida da semifinal da Copa do Brasil, no Mineirão. Líder absoluto do Brasileirão Série A e que caiu nesta mesma fase da Copa Libertadores, para o atual campeão Palmeiras, o time do Galo é considerado favorito para avançar à final, porém, o retrospecto histórico do mandante não é favorável diante do clube cearense.

Em toda a história, os dois clubes se enfrentaram apenas 14 vezes, sendo 12 pelo Campeonato Brasileiro e duas vezes pela Copa do Brasil. O Galo venceu seis partidas, mesmo número do Leão do Pici, além de dois empates. São 28 gols marcados pelos mineiros e 20 dos cearenses.

Eles se enfrentaram no mata-mata no ano de 2006, nas oitavas de final. No jogo da ida, no Mineirão, o Atlético perdeu por 2 a 0. Porém, na volta, em Fortaleza, o time visitante se impôs e fez 3 a 1 – pelo critério de gols fora de casa, o Galo se classificou. Time pegou o Flamengo nas quartas e foi eliminado.

No retrospecto recente, o Atlético leva leve vantagem. Na Série A de 2019, os dois confrontos ficaram empatados em 2 a 2. No ano seguinte, o Fortaleza venceu no turno por 2 a 1, enquanto o adversário ganhou no returno por 2 a 0.

Na competição deste ano, no Castelão, no dia 12 de setembro, Galo venceu por 2 a 0, com gols marcados por Júnior Alonso e Zaracho.

Copa do Brasil 2021

Na atual competição, o Atlético entrou na terceira fase, quando passou do Remo. Depois, nas oitavas, eliminou o Bahia, com uma vitória por 2 a 0 e derrota de 2 a 1. Nas quartas, vítima foi o Fluminense: vitória por 2 a 1 no Maracanã e 1 a 0 em Belo Horizonte.

Já o Fortaleza entrou na primeira fase, quando tirou o Caxias. Depois, passou pelo Ypiranga e pelo maior rival, o Ceará, após um empate e vitória por 3 a 0. Nas oitavas, atropelou o CRB, e nas quartas, venceu o São Paulo, com um empate e uma vitória.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000