O Atlético fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com apenas 3,6% de chances de ser campeão nesta temporada, segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Palmeiras, líder, tem sete pontos de vantagem do Galo, quarto colocado.
Leia mais: Próximo objetivo do Galo: reconquistar a confiança do elenco
Atual campeão brasileiro, o Atlético oscilou muito nesta primeira fase da competição. Com oito vitórias, oito empates e três derrotas, o Galo tem 32 pontos e fica na quarta posição da tabela. Palmeiras, líder, tem 39, Corinthians 35 e Fluminense 34 pontos. A rodada foi ruim para o time mineiro, que além de perder, viu os principais concorrentes somarem pontos.
O líder Palmeiras é, segundo a UFMG, quem mais tem chances de levantar a taça nesta temporada. Com o levantamento, o time alviverde tem 51,8% de probabilidade. O Fluminense aparece logo atrás com 17,2%. O Corinthians tem 14,9%, enquanto Flamengo e Athletico-PR, que estão atrás do Galo na tabela, têm 4,6 e 4,2, respectivamente.
Na próxima rodada o Galo, já comandado por Cuca, encara o Internacional, no Beira-Rio. A partida também é uma briga direta na parte de cima da tabela. O Inter está em sétimo, com 30 pontos. A bola rola domingo (31) às 16h para dar início ao returno do Campeonato Brasileiro.
Quando o assunto é Libertadores, o Galo está um pouco mais tranquilo. Para os matemáticos da UFMG, o time mineiro tem 59.4% de probabilidade de se classificar à próxima edição da Libertadores. Em 2022, o Atlético tem um desafio grande pela frente. Enfrenta o Palmeiras pelas quartas de final do torneio continental.