As chances de título diminuíram para o Atlético, após o empate em 2 a 2, na segunda-feira (11) com o Red Bull Bragantino, apesar disso, o Galo está praticamento garantido na Copa Libertadores da América. Segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade do Galo conseguir uma vaga na competição continental é de 91,1%.

O Atlético está na terceira colocação, com três pontos a menos que o Internacional e seis atrás do líder São Paulo. Para confirmar a classificação para a Libertadores, o Atlético ainda tem 10 jogos. Contra o Santos, em rodada adiada, que será disputada em 27 de janeiro e outros nove da rodada regular. O próximo desafio é contra o Atlético-GO, no domingo (17).

A última participação do Galo na Libertadores foi em 2019, quando a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos. Contanto com a pré-libertadores, o Atlético disputou 10 jogos. Foram quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Pela campanha ruim, Levir Culpi foi demitido e Rodrigo Santana assumiu, como interino, os dois últimos jogos da competição. 

Mas a Libertadores importante para o torcedor atleticano é a de 2013, quando a equipe comandada pelo técnico Cuca foi campeã. Desde aquele ano, o Galo participou outras cinco vezes da competição continental. Se a classificação para a de 2021 for confirmada, será a 11ª vez que o Atlético disputa o título da América.  

Jogos restantes para o Atlético no Campeonato Brasileiro  

Atlético x Atlético-GO

Grêmio x Atlético

Vasco x Atlético

Atlético x Santos

Atlético x Fortaleza

Goiás x Atlético

Fluminense x Atlético

Atlético x Bahia

Sport x Atlético

Atlético x Palmeiras