FELIPE RIBEIRO E THIAGO NOGUEIRA
@SUPER_FC
14/12/15
10h15

ATLÉTICO

Jemerson: vale ouro no mercado da bola

Porto-POR, Milan-ITA e Monaco-FRA são alguns dos nomes especulados na últimas semanas

Jemerson foi um dos destaques do Atlético nesta temporada — Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FELIPE RIBEIRO E THIAGO NOGUEIRA | @SUPER_FC
14/12/15 - 10h15

Jovem, de técnica apurada, disciplinado, sem histórico de lesão, premiado no Brasileirão e pela crônica mineira, e prestigiado com a recente convocação para a seleção. O zagueiro Jemerson, 23, reúne um leque de qualidades que o torna a mais pura e valiosa joia atleticana do momento. Não por menos, ele é cobiçado pelo mercado internacional e, segundo pessoas do seu staff, hoje as chances de sair na próxima janela de transferências, são altas, na casa dos 90%. Porto-POR, Milan-ITA e Monaco-FRA são alguns dos nomes especulados na últimas semanas.

Mas a diretoria do Galo só aceita abrir conversas para negociar o jogador com uma proposta mínima de 10 milhões de euros (pouco mais de R$ 42 milhões). Sua multa rescisória para equipes do exterior, na verdade, foi estipulada em 30 milhões de euros, quando seu contrato foi renovado, em fevereiro de 2015. Em conversão para o real, hoje, a cifra ultrapassaria os R$ 127 milhões.

O histórico e os números do jogador justificam essas cifras volumosas. Em três anos como profissional – um ano e meio como titular –, ele já ultrapassou a marca dos cem jogos pelo clube (são 107). Nesta temporada, o defensor ficou fora em apenas quatro das 64 partidas da equipe, sendo duas por suspensão e outras duas poupado pelo então técnico Levir Culpi por causa da disputa da Libertadores (contra América e Palmeiras).

Jemerson nunca se machucou seriamente. O único período no departamento médico aconteceu em 2014, antes de ganhar a titularidade, quando teve uma entorse no joelho. Promovido por Cuca no início da temporada 2013, o zagueiro formado na base do clube pode se orgulhar de ter um título da Libertadores da América no currículo. Embora não tenha sido utilizado, ele foi inscrito na segunda fase da competição de 2013 e figurou, inclusive, no banco de reservas na partida contra o Newell’s Old Boys, na Argentina. O defensor é dono também dos mesmo títulos recentes do Galo, que inclui dois Campeonatos Mineiros (2013 e 2015), a Recopa (2014) e a Copa do Brasil (2014).

Jemerson tem contrato até dezembro de 2019. Na última semana, a diretoria renovou com o reserva Edcarlos, acerto que está diretamente ligado ao titular. O clube prefere se precaver da possibilidade de perder o jovem e ter que buscar rapidamente peça de reposição no mercado.

 

Curiosidades

Perfil. Tirando as horas em que ele está em campo – quando exibe um semblante mais sério – Jemerson é conhecido pelo sorrisão. No quesito entrevista, ele até que já evoluiu bem, mas ainda é de poucas palavras.

Convocação. Jemerson foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em novembro deste ano, após suspensão do zagueiro David Luiz. Baiano de Jeremoabo, ele se apresentou justamente na capital de seu Estado, Salvador, para a partida contra o Peru, pelas Eliminatórias. Ele nunca tinha sido chamado para uma seleção de base.

Carreira. O zagueiro se destacou nas categorias de base do Confiança, equipe de Sergipe. Ele chegou para a categoria de base do Galo em meados de 2010. O jogador esteve no grupo campeão da Taça BH, em 2011. Jemerson chegou a atuar pelo Democrata, numa parceira do Atlético com o time de Sete Lagoas. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000