Frederico Jota
@FredericoJota
03/05/21
14h33

Retrospecto ruim

Libertadores: Cerro é o adversário que mais vezes venceu o Galo no torneio

Time paraguaio já enfrentou o Galo em três edições da Libertadores e sempre complicou a vida alvinegra. Atlético ainda não venceu o Cerro em BH

Em 2019, Atlético foi goleado pelo Cerro em Assunção — Foto: Bruno Cantini/ Atlético - 10.4.2019
Frederico Jota | @FredericoJota
03/05/21 - 14h33

Adversário do Atlético nesta terça-feira, no Mineirão, o Cerro Porteño já complicou a vida do Galo em nada menos do que três edições da Copa Libertadores. O Atlético já enfrentou o time paraguaio seis vezes na competição, três em casa e três em Assunção. O Galo não só nunca venceu o Cerro em BH pela Libertadores como viu a equipe paraguaia frustrar os planos de classificação alvinegra em três edições do torneio. Além disso, o Cerro é o clube que mais vezes venceu o Atlético na Libertadores: três. Vamos relembrar os duelos:

Libertadores de 1981

Em 1981, uma vitória simples contra o Cerro Porteño em casa daria ao Atlético a vaga na semifinal da Libertadores e evitaria o fatídico jogo de desempate contra o Flamengo, em Goiânia, que terminou com as famosas expulsões e a arbitragem polêmica de José Roberto Wright. Naquela época, apenas uma equipe de cada grupo da primeira fase se classificava diretamente para a fase semifinal, disputada em dois triangulares. No grupo, além dos dois brasileiros e do Cerro, também fazia parte o Olimpia.

O Galo venceu o Cerro no Paraguai, por 1 a 0, gol do hoje auxiliar Éder Aleixo. Foi a única vitória alvinegra com a equipe paraguaia na competição. Quando se enfrentaram novamente, no Mineirão, o Atlético liderava o grupo e o Cerro era lanterna, com apenas um ponto. Apesar disso, o Cerro arrancou um empate no Mineirão, em 2 a 2, ponto que seria decisivo para o Galo, que empatou no Rio com o Flamengo, também em 2 a 2. O time carioca depois venceria o próprio Cerro e empataria com o Olimpia, empatando em pontos com o Atlético e forçando o traumático jogo extra. Uma vitória simples do Galo no Mineirão diante do Cerro teria evitado o jogo de Goiânia.

Libertadores de 1972

O Cerro Porteño foi o primeiro adversário estrangeiro que o Atlético enfrentou na história da Libertadores. E, depois de empatar com o São Paulo na estreia, o Galo recebeu o Cerro no Mineirão e ficou no 1 a 1, com o gol de empate paraguaio, marcado por Irala, saindo aos 45 minutos do segundo tempo. O regulamento de 1972 era o mesmo que foi adotado em 1981 e novamente, além do Cerro, o Olimpia fazia parte do grupo atleticano. O Atlético fez uma campanha ruim e, no jogo da despedida, em Assunção, o Cerro fez 1 a 0 no Galo, que foi eliminado na fase de grupos. Mais uma vez, os pontos que poderiam ser conquistados diante do rival paraguaio fariam a diferença.

Libertadores de 2019

No último encontro entre Atlético e Cerro na Libertadores, em 2019, quando mais uma vez o Galo fez uma campanha fraca. E muito por causa dos resultados contra o Cerro. No primeiro jogo da fase de grupos, o time paraguaio venceu o Atlético no Mineirão por 1 a 0 - foi a primeira derrota do Galo no estádio, pela Libertadores, desde 1978. O Galo esboçou uma reação na competição ao vencer o Zamora, da Venezuela, mas no primeiro jogo do returno o Atlético foi goleado em Assunção por 4 a 1, a pior derrota atleticana na história da Libertadores. O resultado praticamente selou a eliminação alvinegra. O Galo teve que garantir apenas na última rodada o terceiro lugar para jogar a Sul-Americana.


Curiosidade

O Cerro Porteño é, ao lado do também paraguaio Olimpia, o clube estrangeiro que mais vezes enfrentou o Atlético na Libertadores. Nos seis jogos relatados acima, foram três vitórias do Cerro, dois empates e uma vitória atleticana. O time que o Galo mais enfrentou em sua história na Libertadores é o São Paulo - foram dez jogos, por quatro edições diferentes (1972, 1978, 2013 e 2016).

 

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000