Giovanna Pires
@giovannapiresm
09/12/21
07h00

RETA FINAL

Reservas do Galo enfrentam 'desesperados' do Grêmio na última rodada

Elenco do Galo, com foco na Copa do Brasil, não viajou com time titular a Porto Alegre, enquanto o Grêmio busca uma vitória e sonha com a permanência na Série A

Giovanna Pires | @giovannapiresm
09/12/21 - 07h00

Já com o título garantido, o Atlético enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, e pode definir o futuro do rival às 21h30 desta quinta-feira (9), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Sem nada em jogo e com a cabeça na final da Copa do Brasil, o Galo vai a campo com time reserva. Os titulares ficaram em Belo Horizonte e treinam na Cidade do Galo para o primeiro jogo da decisão contra o Athletico-PR, no domingo (12). 

O título antecipado foi importante para o Atlético poupar energias para a grande decisão da Copa do Brasil, que será disputada com um adversário que também não almeja mais nada na competição nacional. Livre do rebaixamento e já garantido na Libertadores por faturar a Sul-Americana, o Furacão enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, com time todo reserva. Nem o treinador Alberto Valentim viaja ao Recife. 

Diferente da realidade de Galo e Furacão, o Grêmio tem muito a perder, caso não supere o Atlético nesta quinta-feira (9). O time comandado por Vágner Mancini tem a sua última oportunidade de escapar do rebaixamento à Série B. Além de uma vitória em cima do campeão, o time gaúcho precisa torcer por um revés do Bahia, que encara o Fortaleza, já classificado à Libertadores, e do Juventude, adversário do Corinthians, também com vaga no torneio continental.

Com a corda no pescoço, o Grêmio pode impor dificuldades ao time alternativo do Galo, já que precisa muito da vitória para permanecer na Série A. Além da pressão que deve ser feita pelo Tricolor, um tabu está em jogo: o Galo nunca venceu o Grêmio em sua arena, inaugurada em 2012. São oito anos sem derrotar o time em Porto Alegre. Com isso, o técnico Cuca prega respeito à última rodada do Brasileiro.

"Temos que respeitar o campeonato até o final. Envolve Cuiabá, Bahia, Juventude, disputas contra o rebaixamento, pela permanência. Depois, aí sim, vamos pensar no time da final da Copa do Brasil. Eu vou com o time para lá, perco aqui um treinamento da quinta-feira, mas deixo tudo programado para ser feito. Volto e tenho sexta e sábado para treinar o jogo de domingo na final da Copa do Brasil", disse Cuca.

Hulk, suspenso, já ficaria de fora automaticamente e não viajou. Assim como os outros titulares, com exceção de Nathan Silva, que não pode jogar a Copa do Brasil. Rafael será o goleiro, Guga titular pelo lado direito e Dodô no esquerdo. Nathan e Micael, cria da base, devem formar a zaga. No meio campo, Tchê Tchê, Dylan Borrero e Alan Franco podem ser titulares. No ataque, Savarino, Eduardo Sasha e Eduardo Vargas devem ganhar oportunidade.

Grêmio x Atlético 

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre

Data: 9 de dezembro, quinta-feira 

Horário: 21h30

Árbitro: Raphael Claus (FIFA) SP

Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA) GO e Daniel Luis Marques SP

VAR: Wagner Reway (FIFA) PB

Grêmio:Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Sarará) e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini.

Atlético: Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê, Alan Franco, Dylan Borrero (Hyoran); Eduardo Sasha, Savarino e Eduardo Vargas. Técnico Cuca.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000