
Alguns dos principais pilotos do país terão acesso a estrutura da área médica do Coelho (crédito: Tiago Lopes - Show Radical Orange BH)
Em um meio como o futebol, sabemos bem como pode ser complicado se envolver em direções diferentes do que o cenário do esporte mais popular do país se acostumou a ver. O risco existe, mas ele pode ser válido e muito bem calculado. O América tem mostrado, em algumas ações, que tem olhado de uma forma distinta para situações que trarão benefícios e reconhecimento. Sair na frente é um dos méritos que merece ser exaltados. Ir no mesmo caminho depois de que a coisa já estiver consolidada será bem mais fácil.
Depois de apoiar a luta pelos direitos LGBT, chegou a hora do Coelho firmar parceria com o Grupo Orange, responsável por equipes de motociclismo, que reúne modalidades bem diferentes do futebol. A começar pelo público. A disparidade entre os dois mundos é tão grande que algumas pessoas se manifestaram contra, dizendo que o investimento do clube deveria ir para outras ideias. Alguns ligados ao mundo das motos também ficaram desconfiados, achando que uma coisa não deve-se misturar à outra. Ainda estou tentando entender os motivos destes pensamentos, sem muito sucesso. Tem certeza que é melhor se fechar no seu mundo e não aproveitar o potencial que aparece a cada oportunidade? Como diz um amigo meu, 'sejamos patriotas. Mas não sejamos idiotas'.
Poucos foram os clubes que apoiaram a causa homossexual no Brasil. Imagino que um dos entraves seja o preconceito enraizado e como uma onda de protesto inevitável da torcida os faça não sair do lugar. Um pensamento que talvez ainda demore muitos anos para mudar. É preciso colocar um fim neste pragmatismo e no pensamento retrógrado de muita gente. Vermos ações com este perfil saindo do futebol é algo raro. Para entender alguns benefícios da parceria, que acontece desde maio, os pilotos do grupo poderão usar toda a estrutura da área médica do Coelho, como fisioterapia, preparação física e nutrição. Alguns dos principais nomes das duas rodas no país como Bruno Crivilin, Rômulo Bottrel e Jomar Grecco agradecem o novo apoio .
"Esta ação também traz visibilidade ao esporte por meio de um clube centenário, muito querido em Minas Gerais e no Brasil, e mostra ao público que o América se posiciona na vanguarda dos clubes no Brasil, expandindo sua atuação no esporte para além das fronteiras do futebol, como já havia feito com o futebol americano”, afirma Felipe Nacif, diretor do Grupo Orange, proprietário das Concessionárias O2BH. A marca já aparece no uniforme do time.
"É uma estratégia que visa aproximar públicos diversos, do futebol e do motociclismo. Acreditamos muito nessa convergência e estamos muitos animados com as possibilidades futuras", explica Erley Lemos, diretor de marketing e negócios do América. O exemplo do América de buscar algo diferente é louvável. Isso acontece e não é de hoje, com cada jogo do time em casa servindo de motivação para seu departamento de comunicação inovar e buscar ações criativas. Campanhas de carona, doações, sorteios e muito mais são criados pelos americanos a cada duelo, mais uma iniciativa que não aparece com a mesma frequência em clubes maiores e de mais investimento. Com boa vontade, pode-se sair do lugar e fortalecer causas. Um mínimo movimento em diversas direções, por parte de instituições de peso no país, representam muito para quem ainda busca um outro tipo de tratamento.