Recuperar Senha
Fechar
Entrar
CANOAGEM-G
Cartão-postal. Lagoa Santa vai receber raias e canoas para treino dos atletas olímpicos brasileiros
Foto: MARÍLIA AMARAL RENAN/DIVULGAÇÃO - 17.2.2011
Enviar por e-mail
Imprimir
Thiago Nogueira
04/10/14 - 03h00

Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, será a casa da canoagem brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016. Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Prefeitura de Lagoa Santa firmaram acordo para o treinamento dos principais atletas da canoagem de velocidade do país, entre eles, o atual bicampeão mundial, Isaquias Queiroz.

A parceria será oficializada pelo COB na próxima semana, já que, na quarta-feira, terminam as férias dos canoístas. Cartão-postal da cidade, a Lagoa Central – nunca antes utilizada para essa prática – receberá as raias até o fim do mês. Atletas e comissão técnica já visitaram a cidade e aprovaram a estrutura básica. Os treinos vão acontecer pela manhã e à tarde. Para a modalidade que vai ser praticada, serão utilizadas apenas canoas – e não caiaques.

Antes de optar por Minas Gerais, a equipe brasileira utilizava as instalações do centro de treinamento da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Em Lagoa Santa, uma série de requisitos precisará ser cumprida pelo governo local, como o auxílio na hospedagem, nas condições técnicas e em assuntos mais burocráticos.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente já recebeu o estudo para dar o aval para a prática esportiva. A lagoa, de 6.300 m de margem, é, desde 2001, tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico do município. A orla, aliás, vem passando por obras viárias para melhorar o trânsito.

Legado. A princípio, a equipe de canoagem do Brasil usaria a nova estrutura apenas até as Olimpíadas do Rio, em 2016, mas a intenção do poder público é fomentar a prática da canoagem e desenvolver um núcleo de base para novos praticantes.

avatar
Li e aceito os termos de utilização
Cadastre-se para poder comentar
Fechar

Pré-Olimpíada

Canoagem do Brasil vem pra Minas 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório