Bruno Voloch
18/06/21
10h24

Lição de vida

Ju Mello vence tumor, retoma carreia e inicia uma nova vida em Israel

'Cheguei a pensar que não voltaria mais. Hoje mudei. Aprendi muito e sou uma nova pessoa'

Bruno Voloch
18/06/21 - 10h24

O vôlei com conhecimento e independência jornalística

Ju Mello venceu.

Essa é mais uma de lição de vida.

Diagnosticada com tumor benigno na cabeça em agosto de 2020, Ju Mello, jogadora com passagens por Osasco, Flamengo e São Caetano, viu o mundo desabar. Ou quase isso.

Poderia ser o fim precoce da carreira. A única saída seria a cirurgia e as sequelas inevitáveis.

Um  tumor de 2,8 cm, isso sem contar com o medo de pegar Covid-19 no hospital. Quis o destino que a cirurgia, marcada para janeiro desse ano, fosse adiada em função da pandemia. Durante esse intervalo Juliana, sugerida pelo neurologista,  procurou tratamento alternativo e a opção acabaria sendo a radiocirurgia com o uso de um bisturi, CyberKnife.

Uma aplicação de radiação no tumor via braço robótico e que mata o tumor de dentro pra fora causando necrose das células.

15 minutos de procedimento e se não fosse pelos casos de Covid-19, Ju teria sido operada pelo método convencional.

Hoje está inteira e o tumor extirpado.

Ju, aos 26 anos, está pronta para recomeçar.  Ela acaba de assinar com o Maccabi Raanana, de Israel.

O blog conversou com a jogadora. Ju falou da sua recuperação, admite que temeu pelo pior e que mudou. O episódio serviu como ensinamento, Ju pode rever os valores da vida, descobriu que não está sozinha e explicou a opção por Israel:

Como se sente hoje após a cirurgia e o que os médicos te disseram sobre seu retorno ao esporte?

Eu estive liberada para praticar esportes desde o terceiro dia após o procedimento que fiz, que acabou não sendo a cirurgia graças a Deus. Sobre o meu retorno, os médicos estão super felizes com o resultado do procedimento e eu estou evoluindo muito bem.

 Você em algum momento do tratamento chegou a pensar no pior? O que passava pela sua cabeça?

Quando eu estive esperando para fazer a cirurgia aberta, cheguei a pensar que não voltaria a jogar por conta das sequelas que eu poderia vir a ter. A cirurgia tem todos os riscos possíveis, eu cheguei a pensar até em não acordar no pós. Mas graças a Deus acabei fazendo outro procedimento não invasivo.

Qual lição que tira desse episódio?

Eu costumava achar que se precisasse de ajuda um dia na minha vida, que eu estaria sozinha. Esse problema que tive me mostrou totalmente o contrário do que eu pensava. Eu tiro dessa situação muito aprendizado, de entender que eu não estou sozinha, visto que até pessoas que não me conhecem me ajudaram e que eu sou muito mais forte do que eu pensava ser.

Por que a opção por Israel? Há algum significado especial

 Eu não tive contato de outro time do Brasil. Mas o que me fez optar por Israel, foi a preocupação deles com relação ao que eu tive, de se preocuparem em pesquisar sobre o que eu tive, para entender melhor a situação toda e ao invés de perguntarem se eu estava apta a jogar me perguntarem se eu estava bem e recuperada, e se precisava de alguma coisa.

 Hoje você se sente outra pessoa? Seus hábitos, maneira de agir e valores mudaram, Ju?

 Me sinto uma nova Juliana de fato. Aprendi muita coisa nesse 1 ano que estive parada. Hoje sou muito mais gentil com as pessoas, porque a gente não sabe o que elas estão passando por dentro, e eu vivi isso na pele. As vezes uma gentileza muda o dia de uma pessoa que está passando por algo muito difícil e ninguém sabe.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Blog do Voloch

Blog do Voloch

Carioca, formado em jornalismo, 32 anos de atuação na área em diferentes veículos de comunicação como televisão, rádio, jornal e internet.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000