Josias Pereira
@josiaspereira
23/06/21
08h57

Quase lá

Falta um mês para Tóquio: app, torcida sem cantos e álcool e lembranças do penta

Evento entra na contagem final para a realização com normas rígidas para evitar um surto de Covid-19 e ferramenta para guiar fãs de esporte

Registro da passagem da Tocha Olímpica por Shizuoka — Foto: Reprodução / Twitter Oficial / Tóquio 2020
Josias Pereira | @josiaspereira
23/06/21 - 08h57

Está chegando a hora. Os Jogos Olímpicos de Tóquio se aproximam. Faltam exatos 30 dias para a cerimônia de abertura da maior competição esportiva do mundo. Mas as disputas, de forma oficial, já começam no dia 21 de julho, com o softball, beisebol e futebol abrindo os trabalhos. Hoje, a um mês do início, o Comitê Olímpico disponibilizou o aplicativo oficial dos Jogos, que pode ser encontrado para todos os sistemas operacionais, seja Android ou iOS. A ferramenta se chama 'Olympics'. 

Lá é possível encontrar informações sobre os resultados das competições, o calendário das provas, quadro de medalhas, informações sobre regras dos esportes presentes no programa olímpicos, detalhes dos locais que receberão os eventos, notícias e ainda a possibilidade de receber notificações sobre tudo que acontece na Olimpíada e também na Paralimpíada de Tóquio. O Comitê Olímpico destaca que a ferramenta é uma peça essencial para que os fãs impossibilitados de viajarem até Tóquio devido às restrições do novo coronavírus possam ter uma experiência imersiva sobre os Jogos, com todos os detalhes possíveis. Mas fica aqui a bola fora pela ausência de uma tradução para o português, o que pode limitar a utilização por parte de muitos brasileiros. 

O aplicativo está disponível nos idiomas inglês, francês, espanhol, Hindi, japonês, coreano e chinês. Ainda sobre o aplicativo é possível escolher oito esportes de sua preferência para receber notícias e notificações dos eventos, além de escolher o país que deseja acompanhar o desempenho durante a realização dos Jogos. Pela localização, o próprio app te direciona para o Brasil. 

Tocha em Shizuoka, a cidade daquele Brasil x Inglaterra 

Quem não se lembra daquele Brasil e Inglaterra histórico pela Copa do Mundo de 2002, quando Ronaldinho aprontou das suas para cima do goleiro David Seaman? Um golaço em uma partida que ainda teve bola na rede com Rivaldo e uma doce vitória por 2 a 1 no caminho do pentacampeonato. 

Pois bem, o próprio Comitê Olímpico Internacional (COI) fez questão de lembrar esse duelo para destacar a passagem do revezamento da tocha olímpica pela cidade de Shizuoka, palco daquele histórico confronto para o povo brasileiro. 

Sem álcool nas praças esportivas dos Jogos de Tóquio 

O Comitê Olímpico Internacional definiu que os eventos nos Jogos de Tóquio poderão contar com a presença de 10 mil espectadores, todos eles residentes no Japão. O público não vai precisar de teste PCR para comprovar que não está infectado com a Covid-19, mas também terá restrições. A bebida é parte, digamos, cultural das grandes competições esportivas. Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, por exemplo, o governo teve que aceitar na lei geral da Copa, a liberação da bebida de venda alcoólica nos estádios apesar de muitos estados vetarem a prática. 

Em Tóquio, o consumo de bebida alcoólica nos locais que sediarão as competições foi vetado pelo Comitê Organizador para evitar qualquer possibilidade de espalhar infecções. Um guia com orientações para o público deve ser divulgado e tem recomendações pouco usuais, como abster-se de comer e beber em grupos nos caminhos até as praças esportivas. Os torcedores também não terão permissão para cantar ou gritar durante as disputas. 

As vendas de bebidas alcoólicas já foram restringidas em Tóquio durante quase todo o estado de emergência aplicado na província e que deve terminar no dia 11 de julho. Só é permitido que restaurantes e bares sirvam bebidas até às 19h, sendo possível aos moradores da capital beberem sozinhos ou aos pares por até 90 minutos, entre as 11h e 19h. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Pelo mundo

Pelo Mundo

Josias Pereira é repórter do Super FC e escreve sobre futebol internacional, um espaço voltado inclusive às ligas alternativas mundo afora, variadas modalidades esportivas, como basquete, futebol americano, beisebol, dentre outras, além de literatura e turismo esportivo.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000