Josias Pereira
@josiaspereira
03/06/21
10h10

Boletim Olímpico

Faltam 49 dias: Jogos de Tóquio '100% em frente' em meio à perda de voluntários

COI garante que 75% dos residentes da Vila Olímpica já foram vacinados ou estão com a imunização assegurada para a Olimpíada

No Brasil, serão cerca de 1.800 vacinados, entre atletas e demais credenciados para os Jogos de Tóquio — Foto: Reprodução / Time Brasil
Josias Pereira | @josiaspereira
03/06/21 - 10h10

A crescente insatisfação da população japonesa não será capaz de impedir que os Jogos Olímpicos de Tóquio prossigam como previsto, se iniciando no dia 23 de julho. A presidente do Comitê Organizador Local da Olimpíada, Seiko Hashimoto, concedeu uma entrevista à BBC Sports, afrimando que está "100%" certo de que o evento seguirá, mas alertou que os Jogos "devem estar preparados" para prosseguir sem público nas praças esportivas em caso de surto de coronavírus.

A situação atual é a seguinte no Japão: o país vive a quarta onda de Covid-19 e 10 áreas na nação estão sob estado de emergência até o dia 20 de junho. Dentre as potências mundiais, o Japão foi um dos países que começou sua campanha de vacinação de maneira mais tardia, em janeiro deste ano. Estima-se que apenas 3% da população japonesa esteja completamente imunizada contra o novo coronavírus. 

Seiko Hashimoto compreende a oposição crescente do povo japonês aos Jogos, mas garante que a missão dos organizadores será de promover um ambiente seguro para os residentes do país e também delegações que vão desembarcar no Japão. Uma das medidas para conter um surto do novo coronavírus no país é a proibição da entrada de torcedores estrangeiros nas Olimpíadas e Paralímpiadas. Todos os atletas, membros das delegações e profissionais de imprensa têm a previsão de ingressar no Japão imunizados. 

“O povo japonês está se sentindo muito inseguro e ao mesmo tempo provavelmente sente alguma frustração conosco falando sobre as Olimpíadas e acho que isso está dando origem a mais vozes se opondo aos Jogos em Tóquio", apontou Seiko à BBC. 

“O maior desafio será como podemos controlar e gerenciar o fluxo de pessoas. Se ocorrer um surto durante o período dos Jogos que represente uma situação de crise ou emergência, então acredito que devemos estar preparados para ter esses Jogos sem espectadores", acrescentou a dirigente, que idealiza um esquema de bolha para evitar ao máximo o contato entre atletas e comissões estrangeiras com o público japonês. 

"Estamos tentando criar uma situação de bolha tão completa quanto possível, para que possamos criar um espaço seguro e protegido para pessoas que vêm do exterior, bem como pessoas que estão no Japão, residentes e cidadãos do Japão", afirmou Hashimoto. 

75% dos residentes na Vila Olímpica com a vacinação garantida 

Um informe do Comitê Olímpico Internacional sobre a vacinação de atletas para os Jogos de Tóquio apontou que atualmente, cerca de 75% dos residentes da Vila Olímpica já estão vacinados ou têm a vacinação garantida. O número deverá ser superior a 80% durante os Jogos. 

10 mil voluntários já desistiram dos Jogos

Mas o Comitê Olímpico segue enfrentando dificuldades operacionais. Cerca de 10 mil voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos já desistiram de colaborar com os eventos. A organização, no entanto, confia que os 70 mil voluntários restantes serão suficientes para a realização dos Jogos Olímpicos. Muitos dos que desistiram divulgaram nas redes sociais preocupação com a sequência da Olimpíada apesar do estado de emergência no Japão. A província de Tóquio, por exemplo, permanecerá em alerta até o dia 20 de junho. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Pelo mundo

Pelo Mundo

Josias Pereira é repórter do Super FC e escreve sobre futebol internacional, um espaço voltado inclusive às ligas alternativas mundo afora, variadas modalidades esportivas, como basquete, futebol americano, beisebol, dentre outras, além de literatura e turismo esportivo.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000