Josias Pereira
@josiaspereira
07/05/21
21h07

Polêmica

Faltam 77 dias: rejeição japonesa à Olimpíada cresce e conta com petição online

Abaixo-assinado questiona governo local sobre medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

Vacinação é ainda um problema no Japão e várias regiões estenderam estado de emergência — Foto: Reprodução / The Guardian / Montagem
Josias Pereira | @josiaspereira
07/05/21 - 21h07

A realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio é um tema ainda muito delicado, apesar de todos os esforços que têm sido realizados pelo Comitê Olímpico Internacional para a garantia de segurança do evento em tempos de pandemia. Com o Japão ampliando o estado de emergências em algumas de suas regiões mais populosas, dentre elas a própria sede da Olimpíada, cresce também a impopularidade e aversão do povo local. 

Uma das provas disso é uma petição online que se aproxima de quase 260 mil assinaturas em apenas três dias solicitando o cancelamento dos Jogos; O abaixo-assinado afirma que é altamente possível que o evento seja um super disseminador do novo coronavírus e suas cepas, causando 
“perigo e medo aos profissionais de saúde, cidadãos e participantes”.

Uma outra demanda da petição aponta que a Olimpíada precisa ser cancelada para proteger a vida e o bem estar da população local e também dos competidores. Os organizadores da petição ainda alegam no documento que os recursos do Japão devem ser direcionados para os cidadãos que vêm sendo afetados pela pandemia, ao invés de serem utilizados em uma competição atlética.

Um dos responsáveis pelo abaixo-assinado é  Kenji Utsunomiya, um advogado que concorreu de forma inependente por várias vezes ao governo de Tóquio. A fala do político à agência Associated Press é curiosa, tendo em vista os números apresentados pelo Japão no enfrentamento ao novo coronavírus. 

“As políticas governamentais estão sendo definidas com os Jogos Olímpicos em mente e as medidas para conter a pandemia do coronavírus estão sendo negligenciadas”, disse Utsunomiya.

“Os hospitais estão sobrecarregados e algumas pessoas estão morrendo em casa", acrescentou. 

Oficialmente, o Japão, mesmo com uma vacinação atrasada, apresenta menos de 625 mil casos confirmados do novo coronavírus e 11 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins. Porém, com a proximidade dos Jogos, cerca de três meses, pesquisas nacionais vêm apontando para o crescimento de japonenses contrários à realização do evento da maneira como foi planejado. 

No início deste ano, uma pesquisa da emissora NHK apontou que cerca de 80% dos japoneses acreditam que as Olimpíadas devem ser adiadas ou canceladas por completo. Uma pesquisa da Kyodo News divulgada em meados de abril mostrou que 72% dos residentes do Japão são a favor de adiar ou cancelar os jogos. Enquanto isso, o Comitê Olímpico Internacional vai fortalecendo seu estoque de vacinas contra a Covid para garantir que todos os atletas e envolvidos no eventos cheguem ao Japão devidamente imunizados  Além do apoio chinês, o COI também receberá doações de doses da vacina da Pfizer. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Pelo mundo

Pelo Mundo

Josias Pereira é repórter do Super FC e escreve sobre futebol internacional, um espaço voltado inclusive às ligas alternativas mundo afora, variadas modalidades esportivas, como basquete, futebol americano, beisebol, dentre outras, além de literatura e turismo esportivo.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000