Serginho do Vôlei
@otempo
24/07/21
03h00

Serginho do Vôlei

Começaram as Olimpíadas! É hora de torcer, independentemente de horário

Esse ciclo olímpico foi o mais difícil de todos pelas condições desfavoráveis geradas pela pandemia

Serginho do Vôlei | @otempo
24/07/21 - 03h00

Não cair em tentação! Não existe treino para isso, mas esse pode ser um grande obstáculo na caminhada dos atletas rumo à tão sonhada medalha olímpica. Como manter o foco? Como se concentrar no que realmente importa? O Japão é lindo, um dos lugares que tive o privilégio de conhecer graças ao voleibol, um dos lugares que tenho vontade de voltar como turista. Em 2001, eles já tiravam foto com o celular e encaminhavam por e-mail. Quando fomos abordados por fãs japoneses e eles sacaram do bolso um telefone pedindo para tirar uma foto e mandar por e-mail, logo pensei: “só podem estar tirando onda com a nossa cara”. Isso nunca irá acontecer no Japão. Como são educados, receptivos e organizados.

Posso afirmar que foi o ciclo olímpico mais difícil pelas condições desfavoráveis geradas pela pandemia. Além do vírus, os atletas enfrentam mais um inimigo invisível: a distração. Vila olímpica, ambiente com tudo do bom e do melhor e um aparelho celular na mão. Os mais experientes lidam bem e sabem que em um segundo tudo pode mudar. O “queridinho” da rede social pode se tornar o “vilão” quando a bola rolar. Coisas do mundo moderno. No tribunal das redes sociais, todo mundo é juiz. E dá-lhe julgamento! 

É hora de se blindar e se fechar. Treinar, dormir e respirar o adversário. Canalizar a energia para o lugar certo. Nem o favoritismo é tão perigoso quanto a perda do norte. O Brasil já se acostumou com o peso do favoritismo no vôlei, o que é um ponto positivo. O papo reto sobre concentração no objetivo serve para todas as modalidades. Algumas contam com psicólogos para trabalhar a parte mental dos atletas. Imensurável o valor de um bom profissional nesse nível. Como avaliar a excelência do trabalho silencioso e discreto dos profissionais da área da psicologia do esporte? Raramente aparecem, raramente são citados pelos atletas, porém podem ser um grande divisor de águas entre o sucesso e o fracasso. Entre uma vitória ou derrota, melhor dizendo. Não existe fracassado em uma Olimpíada. 

Já começou e é hora de torcer pelo nosso país independentemente da dificuldade relacionada ao horário dos jogos. Perdeu alguma coisa? Calma, os jornais O TEMPO e Super Notícia e a rádio Super 91,7FM têm um time digno de Olimpíada para deixar você sempre bem informado sobre o dia a dia da delegação brasileira em Tóquio.  Vai Brasil!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000