Serginho do Vôlei
@otempo
19/06/21
03h00

Serginho do Vôlei

Vida longa para a máquina de ganhar título conhecida como Sada Cruzeiro

São 15 anos do projeto de vôlei mais vitorioso do planeta

Serginho do Vôlei | @otempo
19/06/21 - 03h00

Debutou! São 15 anos do projeto de vôlei mais vitorioso do planeta terra. Pouco anos para muitas conquistas. Aos poucos, a ficha vai caindo e a minha percepção sobre os números chega a assustar. Enquanto jogava não dava tempo de respirar para pensar na conquista que havia passado. O pensamento foi sempre no próximo desafio, sem subir no “salto” e buscando excelência para continuar vencendo. Escolher campeonato? Nunca! Poupar? Raramente. Machucado? Está engessado? Se a resposta for não, dá pra ir. 

O aniversariante da semana começou modesto, porém sempre teve nos planos um projeto ambicioso. Isso fica claro para todos que fazem parte da estrutura. Ano a ano foram elevando o nível e aprendendo sobre o meio do voleibol. “Soldados” fiéis e competentes fazem parte do sucesso da estrutura. 

O Sada nasceu em Betim, passou por Itabira, tem sua sede de treinamentos em Belo Horizonte e manda em Contagem os seus jogos. Em Betim vivemos as maiores glórias: três vezes campeões do mundo. Contagem e Belo Horizonte também marcaram essa trajetória de sucesso. Títulos expressivos no Mineirinho e no Minas Tênis Clube, jogos memoráveis no poliesportivo do Riacho, mais conhecido como “Riachão Caldeirão”. 

Poucos conhecem o projeto de base do time, fundamental para a manutenção das equipes e, principalmente, para continuar o ciclo de crescimento da modalidade que é carente de projetos longos e estáveis. Atualmente temos jovens que foram da base no elenco adulto. Atletas que  têm grandes chances de disputar a Olimpíada em Tóquio. Esse time escolhe a dedo e aposta, investe no atleta. O feminino já é uma realidade e em breve deverá trilhar o mesmo caminho do masculino - anota aí. 

Apoio a projetos sociais? Tem também. Projeto coeso, projeto completo. Aos olhos do grande público o investimento é apenas no time masculino adulto. Ledo engano. O profissionalismo impera. 

Lembro quando cheguei ao clube. Tínhamos mais pessoas da comissão técnica do que atletas. Me refiro a uma estrutura participativa diariamente. A máquina gira redondo. Marcelo Mendez nunca será esquecido por tudo o que conquistou à frente da equipe. Sujeito extremamente profissional. Sigo levando para a minha vida fora das quadras muitos ensinamentos. Coisas simples que parecem inúteis mas fazem diferença no resultado final. Vou citar um exemplo: a comissão técnica sempre chegava 30 minutos antes do que os atletas. Preparavam os treinos, estudavam os adversários como ninguém. Nesse time, só tem hora para chegar, ninguém bate ponto. Produção! 

A parceria com o Cruzeiro trouxe mais público, paixão, uma maneira diferente de torcer em ginásios durante os jogos de vôlei e o aumento da visibilidade da equipe. Em todos os ginásios do mundo tem torcedor cruzeirense prestigiando o time. Da Polônia até Taubaté! A identificação entre atletas e torcida criou uma química que já nos fez virar jogos perdidos. A entrega é grande e pode colocar boa parte do sucesso na conta dos torcedores. Vida longa para a máquina de ganhar título mais conhecida como Sada Cruzeiro!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000