Promessa é dívida. É Ronaldo está cumprindo a sua. Após a ascensão do Real Valladolid, clube do qual também é gestor, à primeira divisão do futebol espanhol, o Fenômeno chega ao terceiro dia de sua peregrinação pelo Caminho de Santiago, em um trajeto de 500km de bike.
Logo cedo, na manhã desta terça-feira (7), o Fenômeno fez um postagem em suas redes sociais antes de começar o trajeto do dia, a partir da cidade de Quiroga, pequeno município da província de Lugo, com cerca de apenas 4 mil habitantes.
"Hoje estamos em Quiroga, na Galícia, e vamos começar o terceiro dia da nossa travessia rumo a Santiago de Compostela", afirmou Ronaldo.
"Vamo que vamo. Hoje o corpo já está sentindo. Está um pouco mais pesado, mas vamo que vamo. Terreno mais desnivelado", destacou Celina Locks, esposa do Fenômeno, que o acompanha em sua travessia.
Ronaldo acrescentou que essa parte do percurso é uma das mais complicadas. "É uma etapa bem difícil, com montanhas, subida e descida o tempo todo, mas vamo que vamo. Doloridos, mas animados", destacou. "Animados e anestesiados", acrescentou Celina. "Anestesiados também", concordou o Fenômeno.
Ronaldo revelou ter feito a promessa de completar o Caminho de Santiago de bike caso o Valladolid conseguisse o acesso, o que foi confirmado apenas na última rodada da segunda divisão da Espanha, contando até com a combinação 'improvável' de um dos concorrentes que perdeu para uma equipe que já estava rebaixada.
Durante uma de suas lives, o Fenômeno chegou a falar em uma possível promessa também em caso de o Cruzeiro confirmar sua volta à elite do futebol Brasileiro, mas depois acabou "desconversando", até mesmo por entender ser "cedo demais", já que a Série B ainda está em seu início.
Nas dez rodadas iniciais, o Cruzeiro, comandado pelo técnico Paulo Pezzolano, faz excelente campanha: com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, lidera a competição com 25 pontos, já conseguindo abrir para 11 a sua "folga" no G-4: o Grêmio, atual quinto colocado, tem 14 pontos.
Nos dois anos anteriores, antes da chegada de Ronaldo, o Cruzeiro fez apenas campanhas de "meio de tabela" na Série B, tendo ficado muitas vezes mais próximo da zona da degola à terceirona do que ao G-4.
O Caminho
Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que seguem até Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela.
A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse.
Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 a popularidade da peregrinação tem crescido, embora grande parte das pessoas que completem o Caminho atualmente não o façam por motivos religiosos.
O Caminho tornou-se um espécie de itinerário espiritual e cultural, percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).