Reforços

Após 'solução' no gol, elenco do Cruzeiro ainda tem três lacunas

Após a contratação do goleiro Rafael Cabral, Cruzeiro precisa encontrar soluções para posições ainda carentes no elenco. As que mais preocupam são a lateral-direita, um meia armador e um atacante 'de beirada'

Por Frederico Teixeira
Publicado em 20 de janeiro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

 


Faltando poucos dias para a estreia na temporada 2022, o Cruzeiro corre contra o tempo para reforçar o elenco comandado pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano. Se o problema do gol a princípio foi solucionado, com a contratação de Rafael Cabral e o retorno do prata da casa Gabriel Brazão (que ainda passa por exames médicos para ser oficializado), ainda há ao menos três carências no grupo celeste: a lateral-direita, um camisa 10 e um atacante 'de beirada'.
 
Até o momento, após os anúncios feitos no início do mês, as contratações da gestão Ronaldo têm sido pontuais. E a maioria delas dentro do 'perfil' estabelecido pelo staff do Fenômeno: jogadores ainda em busca de despontar no futebol nacional  - e com vencimentos dentro do teto salarial da Raposa, claro. 

Foi assim com o zagueiro Mateus Silva, os volantes William Oliveira, Filipe Machado e Pedro Castro, o meia João Paulo e os atacantes Edu e Waguininho. As exceções neste perfil foram o goleiro Rafael Cabral e os zagueiros Maicon e Sidnei, todos mais experientes e com passagens por equipes de peso do futebol europeu. 

Mas ainda faltam peças para completar esse quebra-cabeças celeste. A principal incógnita está na lateral. Se na esquerda o clube aposta em Matheus Pereira e Rafael Santos, dois jovens formados na base, na direita a situação ainda segue totalmente indefinida. Gabriel Dias, ex-Ceará, já tem um acordo firmado com a Raposa, mas ainda depende da liberação da documentação por parte da equipe nordestina. 

Como Cáceres teve o contrato rescindido, após não aceitar a redução salarial, e acertou sua transferência para o América, no momento a solução parece ser mesmo a improvisação do volante Rômulo, que já chegou a atuar no setor na temporada passada. Para o decorrer da temporada, caso não cheguem outros reforços, a outra opção seria o aproveitamento do lateral Geovane, titular do time que disputa a Copa São Paulo de futebol. Assim como ele, os zagueiros Matheus Vieira e Paulo também podem ser requisitados para integrar o time de cima.

No meio campo, a situação é um pouco menos tensa, pois o elenco já contava com Giovanni e o prata da casa Marco Antônio e ainda contratou o experiente João Paulo junto ao Atlético-GO. Mesmo assim, o clube ainda busca uma oportunidade de mercado para colocar mais um meia articulador à disposição de Pezzolano. Caso não surja nada 'atraente', outra possibilidade seria aproveitar Daniel Jr, camisa 10 da Raposa na Copinha, um dos destaques da equipe na competição.

Por fim, a outra urgência é o atacante 'de beirada'. O argentino Carlos Auzqui, de 30 anos, que na última temporada defendeu o Tallares, emprestado pelo River Plate, seria a bola da vez. Como o River teria falado em pedir US$ 1 milhão pelo passe do jogador, a Raposa poderia tentar o empréstimo do jogador.

Outro nome que chegou a ser especulado como reforço na Toca, o atacante Ignácio Ramirez, de 24 anos, já tem novo destino: ele deixou o Saint Etienne, da França, e acertou ontem com o Nacional, do Uruguai. O jogador havia sido comandado por Pezzolato no Liverpool-URU.

Em sua coletiva, Pezzolato afirmou que não exige nomes para a diretoria celeste, mas sim passa as posições em que avalia existir carências. "Não sou um treinador que quero um jogador e tem que trazer esse jogador. Se quero um extremo, peço um extremo com essa característica e eles têm que buscar dentro destas características e eu vejo o que é melhor para nós. Não sou de tirar um nome e pedir. Sempre dentro das características, dentro do que é melhor para o time, que é o mais importante", afirmou o comandante uruguaio.

Reforços contratados até agora:
Goleiro: Rafael Cabral
Zagueiro: Maicon, Sidnei e Mateus Silva
Volantes: William Oliveira, Filipe Machado e Pedro Castro
Meias: João Paulo
Atacantes: Edu e Waguininho

Ainda a serem apresentados:
Goleiro: Gabriel Brazão*
Lateral: Gabriel Dias**
* Passa por exames
** Acordo já firmado

Na mira:
Atacante: Auzqui

Garotos da base que podem ser aproveitados
Lateral
: Geovane
Zagueiros: Matheus Vieira e Paulo
Meia: Daniel Jr.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!