Gabriel Moraes
@gabrieumoraes
29/11/21
21h23

Seis meses

FMF acata recomendação e bane a torcida Máfia Azul, do Cruzeiro, dos jogos

Ação foi tomada após morte de torcedor do Atlético em Belo Horizonte

Organizada é a maior do clube — Foto: André Araújo / Cruzeiro
Gabriel Moraes | @gabrieumoraes
29/11/21 - 21h23

A Federação Mineira de Futebol (FMF) informou nesta segunda-feira (29) que acatou a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de banir a torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, dos jogos pelos próximos seis meses. Isso ocorre devido à morte de um torcedor do Atlético nesse fim de semana em Belo Horizonte.

Após a partida do Galo contra o Fluminense, nesse domingo (28), no estádio Mineirão, um ônibus com membros da torcida Galoucura foi interceptado por integrantes rivais na região do Barreiro e apedrejado. Oito pessoas ficaram feridas, sendo que um jovem de 20 anos morreu. Saiba mais AQUI.

Conforme o MPMG, o “banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical, ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida organizada”. Intenção é suspender a torcida em todo o país.

O Ministério Público notificou a presidência do Cruzeiro e a presidência da torcida Máfia Azul para que apresentem manifestação no prazo de 10 dias. A Polícia Militar também foi notificada, por meio do Comando de Policiamento Especializado do Batalhão de Choque, para que seja feita a divulgação interna e externa, inclusive para as polícias militares dos outros Estados e seja prestado auxílio na fiscalização e no cumprimento das medidas.

O MPMG recomendou ainda que a Máfia Azul não utilize suas sedes nos dias de jogos, sob pena de multa de R$ 50 mil. A torcida não se posicionou sobre o caso.

Em nota, o Cruzeiro lamentou o ocorrido e informou que repudia qualquer tipo de atrito entre torcidas. "O Cruzeiro lamenta a morte do torcedor atleticano, alvo de criminosos na noite deste domingo. O futebol é parte de uma vida tomada pela paixão, jamais pela violência. Qualquer selvageria que nos afaste de uma sociedade pacífica deve ser tratada com o rigor das leis. O Cruzeiro usará sua força com protagonismo neste necessário processo evolutivo de nossa sociedade", disse.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000