Nova chance!

No Cruzeiro, Lincoln tentará quebrar estigma de 'promessa que não vingou'

Lincoln despontou com destaque no Flamengo e nas seleções de base, mas não teve mesmo desempenho como profissional; Cruzeiro pode ser chance da reviravolta

Por Frederico Teixeira
Publicado em 15 de agosto de 2022 | 13:30
 
 
 
normal

Anunciado oficialmente pelo Cruzeiro na última quinta-feira (11), o atacante Lincoln fez apenas um treinamento com os novos companheiros de clube e ainda aguarda ter seu contrato regularizado para poder estrear. Mas já demonstra muita vontade de aproveitar a chance na Toca da Raposa para mostrar que não é um 'foguete molhado'.

Lincoln surgiu com grande destaque nas categorias de base do Flamengo, em uma geração que contava também com Vinícius Jr, hoje no Real Madrid. Com o sucesso, acabou rapidamente sendo convocado para as seleções brasileiras de base. Em 2017, foi campeão sulamericano sub-17 e 3º no Mundial da categoria.

Quase que automaticamente, 'subiu' para os profissionais do Flamengo. E, apesar da grande expectativa criada sobre ele, Lincoln não conseguiu ter o mesmo desempenho que exibia na época de base. 

De 2017 a 2020, Lincoln disputou 63 jogos pelo Flamengo, tendo marcado apenas 9 gols. Apesar do baixo índice para um atacante, é preciso ressaltar que ele não teve grande sequência.

Das 63 partidas pelo Flamengo, foi titular apenas em 11 (2 em 2018, 5 em 2019 e 4 em 2020). E nas demais 52 em que começou no banco de reservas, em 33 entrou em campo já após os 30 minutos do 2º tempo.

Mas nem esses 'atenuantes' serviram para 'amenizar' sua situação no clube e no final de 2020 ele foi negociado pelo Flamengo com o Vissel Kobe, do Japão. Seria a chance de um 'recomeço'. Mas as coisas também não saíram como o esperado...

No Oriente, Lincoln voltou a ter baixo aproveitamento. No ano passado, pelo Vissel Kobe foram 18 jogos e apenas um gol. Nesta temporada, até melhorou um pouco, marcando quatro gols nas 13 partidas em que esteve em ação. Ainda assim, 'pouco' para o tanto que se esperava dele.

O interesse do Cruzeiro foi muito bem visto pelo jogador e seu staff. Agora, Lincoln quer aproveitar essa segunda chance para mostrar que não será mais um a ficar com o estigma de "eterna promessa".

Em seu primeiro pronunciamento como jogador da Raposa, Lincoln prometeu empenho total. E neste fim de semana, enquanto os demais jogadores da Raposa curtiam a folga, já tratou de aprimorar a parte física e postou em suas redes sociais trechos de seu treinamento. 

Resta saber quando estará em condições de atuar. Técnico do Cruzeiro, Pezzolano já deu mostras de que não perde tempo em promover a estreia dos novos reforços. A torcida celeste espera que com o comandante uruguaio, o jovem atacante volte a reencontrar o caminho do gol.

Por 'via das dúvidas', no contrato fechado com o Vissel Kobe, o clube japonês se comprometeu a pagar parte do contrato do atacante (fora do teto do Cruzeiro no momento) e ainda incluiu uma cláusula 'de arrependimento': assim, se o jogador não tiver desempenho considerado positivo pelo clube, pode devolvê-lo ao final deste ano, mesmo que o empréstimo inicialmente tenha sido assinado até o final de 2023.
 


Lincoln nas seleções de base 
Sub-17:
2016: 2 jogos, 1 gol
2017: 16 jogos, 8 gols

Sub-19:
2019: 9 jogos, 3 gols

Lincoln como profissional 
Pelo Flamengo
2017: 4 jogos, nenhum gol
2018: 22 jogos, 2 gols
2019: 17 jogos, 3 gols
2020: 20 jogos, 3 gols

Pelo Vissel Kobe
2021: 18 jogos, 1 gol
2022: 13 jogos, 4 gols

Total: 94 jogos, 13 gols (média de 0,14 por partida)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!