O desfalque mais importante do Cruzeiro para o jogo contra o Vasco, neste domingo (12), é do zagueiro Eduardo Brock, que levou o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. Com isso, o técnico Paulo Pezzolano terá que mudar o seu esquema defensivo.

Leia mais: Brock, do Cruzeiro, lamenta ausência contra Vasco, mas diz: "Vamos muito fortes"

O que mais vem dando certo nos últimos tempos é a tática com três zagueiros. Mas ele também pode voltar a atuar com apenas dois atrás. Veja as opções:

Manter

Brock é o pilar da defesa, normalmente fazendo trio com Zé Ivaldo e Lucas Oliveira. Sem o capitão, o uruguaio pode promover a estreia como titular de Pedrão, jovem oriundo das categorias de base e que vem sendo relacionado para os jogos. Contra o Operário, na 10ª rodada, ele entrou no segundo tempo.

Também há grandes chances do lateral-direito Geovane Jesus atuar na posição. Com 1,81 metro de altura, ele também joga como zagueiro.

Outra opção é Mateus Silva, que chegou a ser titular no início do ano, mas perdeu espaço e nem no banco de reservas vem ficando, por isso, é improvável que jogue. Wagner Leonardo se recupera de um estiramento no músculo anterior da coxa direita e segue vetado.

Improvisar

Uma alternativa se Pezzolano não quiser abrir mão dos três defensores na partida fora de casa contra o vice-líder é improvisar. Quem demonstra que tem plenas condições de atuar como zagueiro é o volante Willian Oliveira. Ele tem a vantagem de, quando o Cruzeiro estiver atacando, conseguir ir mais à frente, por causa de sua qualidade no passe, e tem velocidade para recuperar bolas perdidas.

Mudar

A terceira opção é deixar Zé Ivaldo e Oliveira como os únicos zagueiros. Mas isso implica na mudança de esquema no resto do time. Se ele adotar essa alternativa, os laterais precisam jogar mais atrás.

Na esquerda, não haveria muito problema, já que Matheus Bidu e Rafael Santos conseguem cumprir perfeitamente as posições de laterais ou de alas. No entanto, na direita, dificilmente Pezzolano manteria Léo Pais, que atuou contra o CRB, pois ele é meia. Por isso, jogaria Geovane Jesus ou Rômulo.

Vasco e Cruzeiro duelam no próximo domingo (12), às 16h, pela 12ª rodada do Brasileirão Série B. Todos os ingressos foram vendidos.