Daniel Ottoni
@dottoni
09/03/20
12h44

Mountain bike

Avancini leva a melhor e fatura o hepta em etapa de Araxá da Copa Internacional

Brasileiro número dois do ranking venceu todas as quatro provas disputadas entre quinta e domingo; no feminino, a goiana Raíza Goulão faturou e dedicou vitórias para todas as mulheres

Público que acompanhou de perto as provas passou boa energia para os participantes — Foto: César Delong
Daniel Ottoni | @dottoni
09/03/20 - 12h44

O ciclista Henrique Avancini não deu chances para os adversários e faturou, pela sétima vez na carreira, a primeira etapa da Copa Michelin de mountain bike. O evento aconteceu entre a última quinta e este domingo, em Araxá (MG), com número 2 do mundo levando a melhor nas contra provas (contrarrelógio, short track, maratona e cross country). No feminino, quem levou a melhor foi a goiana Raíza Goulão, a melhor brasileira no ranking mundial e que também briga por uma vaga nos Jogos de Tóquio. O campeonato conta pontos no ranking internacional, que define os presentes na Olimpíada. 

Na última prova, Avancini fez o tempo de 1h29m28s, seguido pelo chileno Martin Vidau re Kossmann e Ulan Bastos Galinski. Raíza levou vantagem sobre a argentina Agustina Maria Apaza e Letícia Cândido, que terminou em terceiro. “A maratona no terceiro dia fez uma grande diferença, o desgaste foi maior que no ano passado, então os atletas que estavam mais consistentes foram os que conseguiram se sair bem. O meio do pelotão teve mais variações que o normal. Agora vou seguir motivado, preparado e animado para essa temporada”, comentou Avancini, lembrando da prova do dia anterior, em formato que lhe deu título mundial em 2018. Na maratona, Avancini superou o campeão mundial de 2019, o colombiano Lonardo Paez.

O ambiente de muita energia e apoio do público chamou atenção de Vidaurre, que ainda disputa na categoria sub23. "Nunca vejo tantas pessoas, nem mesmo em uma Copa do Mundo, na minha categoria. Para mim é muito especial”, agradece. 

Dia especial. Justamente no Dia Internacional das mulheres, Raíza Goulão teve uma prova de superação para chegar na frente e ver o retorno dos treinos dos últimos meses. “Eu não esperava esse resultado, me senti muito conectada com a minha bike, com a pista e, independentemente do resultado, saber que o meu corpo está respondendo após um ano de trabalho duro em busca da recuperação é gratificante. A cada volta eu só queria fazer força e desconectar pra conseguir fazer a prova. É a primeira vez que eu ganho a camisa de líder desta competição, já fui campeã em algumas etapas mas não na geral. Então está tendo um gostinho especial. Dedico essa vitória a todas as mulheres”, comemorou.

O evento segue agora para Petrópolis (RJ), entre 15 e 17 de maio, antes de passar por Congonhas (MG) e Taubaté (SP). 

 

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000