Como se não bastasse ser a última etapa da Copa Levorin de mountain bike, a cidade de Congonhas terá um adicional do mais alto nível entre os dias 24 e 25 de novembro. A maratona vai entrar em ação na competição nacional, como já acontece nos últimos anos, depois do formato cross country em Araxá, Ouro Preto e São Paulo. Desta vez, na final, também acontecerá disputas da Copa do Mundo de Eliminator. Nesta prova, quatro competidores brigam pelos dois primeiros lugares para seguir adiante, até a final, em pistas de até 1000m. 

A organização do evento foi conferir de perto, em Winterberg  (Alemanha) e Antuérpia (Bélgica), disputas da Copa do Mundo da categoria e conhecer a expertise dos gringos neste tipo de prova. Os pontos em Congonhas serão válidos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), mostrando a credibilidade do evento. 

"A CIMTB Levorin irá fechar a temporada de 2018 com chave de ouro. Teremos um grande número de amantes do mountain bike participando da Maratona e podendo acompanhar as disputas emocionantes da Copa do Mundo de Eliminator. A pista estará interagindo com a feira, área de premiação, largada da maratona e tudo esta sendo pensado para todos aproveitarem ao máximo", destaca o organizador Rogério Bernardes. A Copa Levorin chegou, em 2018, a 23 edições realizadas.