Daniel Ottoni
@superfc
07/06/18
17h16

No top 5 do mundo!

Copa Levorin terá Henrique Avancini como maior atração na etapa de Ouro Preto

Quarto colocado no ranking mundial destaca perfil diferenciado da prova, que proporciona contato direto com amadores e atletas mais jovens

Avancini tem conseguido importante evolução nos últimos anos no cenário internacional — Foto: Thiago Lemos - Divulgação
Daniel Ottoni | @superfc
07/06/18 - 17h16

A presença frequente de Henrique Avancini, quarto lugar no ranking mundial de mountain bike, mostra o prestígio que a Copa Levorin tem no mundo do ciclismo nacional.  O atleta, natural de Petrópolis (RJ), tem presença garantida na segunda etapa do tradicional evento, que chega nesta sexta-feira a Ouro Preto. A primeira etapa aconteceu em Araxá e teve Avancini levando o título pela quinta vez seguida, somando 160 pontos no ranking internacional.

"Uma coisa que me alegra é saber que atletas estrangeiros, de países com históricos na modalidade, saberem e terem um nome na cabeça de um atleta brasileiro. Isso não é algo fácil de construir. Quando comecei a competir, a imagem que as pessoas tinham do atleta brasileiro era uma imagem não tão positiva. Desconstruir isso e construir uma imagem de referência é um processo que está acontecendo", comenta Avancini, que tem mostrado franca evolução nos últimos anos. Sua carreira deu uma nova guinada quando foi contratado, em 2015, pela equipe Cannondale, uma das montadoras mais importantes do mundo. Situação parecida aconteceu com Raiza Goulão, brasileira que tem conseguido incomodar as principais referências do mundo na modalidade, mas que será ausência em Ouro Preto. 

"Acredito que a Raiza vem fazendo isso também. Ela merece muito o que vem conquistando e tanto eu quanto ela  somos frutos de um esforço individual", destaca. 

Avancini não só conhece como compete na prova brasileira desde muito tempo, tendo a disputa com presença fundamental em toda a trajetória de crescimento. “A Copa Levorin foi o principal campeonato da minha carreira e de todos os atletas brasileiros hoje. Estou na minha 19º temporada de Copa Internacional. É um evento que ensinou a muita gente, não só aos atletas, mas ao mercado e a mídia a desenvolver um esporte profissional. Vai muito além de números e quantidade de participantes e eu acredito que é a base do nosso calendário. A Copa é o que sustenta a temporada dos atletas, é o que sustenta as notícias dos canais específicos e a comunicação dos produtos do mercado de bicicleta", revela o atleta. 

Contato entre diferentes gerações. A interação entre profissionais e amadores é algo que mostra ser um diferencial para Avancini, que sabe bem o valor que tem para, que ainda busca lugares mais altos, estar ao lado de referências da modalidade dentro do país. "Este tipo de evento ajuda  aos atletas mais novos ou mais velhos a terem contato com os profissionais. São detalhes que a gente acaba não tendo em outras provas. O formato permite que tenhamos uma vivência durante mais dias.  Isso quebra muitas barreiras, principalmente para os atletas mais jovens. A Copa Levorin tem esse papel de criar vínculo com os atletas no ambiente competitivo. É uma coisa importantíssima para todos nós e espero que seja mantida por muito tempo”, projeta.

A Copa Levorin chega, em 2018, a sua 23ª edição. A prova mais esperada, entre os atletas da elite, está marcada para a manhã de domingo. No sábado, acontece disputa em short track, que também conta pontos no ranking da UCI. 

 

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000